Segundo reportagem da revista FAPESP (edição 62), denominada Sem bichos, a floresta morre, o desaparecimento de animais que dispersam sementes põe em risco a sobrevivência de remanescentes da Mata Atlântica. Um exemplo é a dispersão de sementes do jatobá pela cutia. A cutia come algumas sementes e enterra as restantes, para ter alimento em outra estação. Quando ela muda de território, esquece alguma semente ou é predada por onças, a semente abandonada germina e dá origem a nova planta. Este fragmento de texto apresenta um exemplo do conceito ecológico de
Um poema, uma charge, um verbete colhido da web.com, artigos da legislação ambiental brasileira, versos avulsos de poemas e de canção – são os textos reunidos nas questões de números 21 a 27. Dos exercícios feitos a partir dessa reunião, destacam-se práticas pedagógicas que dizem respeito
Com a criação do Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, definiu-se que a primeira capital seria a cidade de

Em abril de 2018 foi sancionada a lei que cria a Região Metropolitana de Macapá (RMM). Sobre essa Região são feitas as seguintes afirmações:

I. Inicialmente, a RMM era formada por Macapá e Santana, as duas cidades mais populosas do estado e que se caracterizavam por concentrar a maior parte da população amapaense; recentemente, Mazagão foi incorporado à região.

II. A integração metropolitana foi realizada desde o início da década de 2010 possibilitando ao poder público criar inúmeros serviços que atendem toda a população da região.

III. Apesar da expansão urbana da RMM, a Área de Proteção Ambiental Curiaú (APA Curiaú) mantém-se íntegra e preserva ambientes de alta diversidade paisagística.

Está correto o que se afirma APENAS em

Os litígios fronteiriços entre a região do Amapá e a Guiana Francesa tiveram desfecho com
Ao longo do período colonial brasileiro, uma parte das crianças abandonadas era deixada
A aplicação de conhecimentos aprendidos para buscar o equilíbrio dos ecossistemas regionais e locais é uma habilidade importante no ensino de Ciências em todos os níveis. Um ecossistema é constituído por uma rede de relações entre fatores bióticos e abióticos do meio. São fatores abióticos:
A importância econômica da região conhecida como Serra do Navio deve-se à exploração

Considere os versos abaixo.

I. O vento vem vindo de longe (Cecília Meireles).

II. Aqui, a chuva molha o telhado (Mary França; Eduardo França).

III. O pato / vinha cantando alegremente, quém, quém (João Gilberto).

IV. A AAAAAAABELHA mestra E aaaaaas abelhinhas Estão tooooooodas prontinhas Para iiiiiiir para a festa (Vinícius de Moraes).

O método pedagógico que descuida das possibilidades estéticas relativas à sonoridade e à grafia dos textos está implícito no gesto de levar o aluno a

A Constituição de 1988 foi importante historicamente por assegurar uma série de conquistas aos cidadãos, dentre as quais,
No Brasil, a cobertura de saneamento básico ainda não é completa, o que leva um grande número de pessoas a adquirirem doenças transmitidas pela água contaminada. Além disso, uma parte da população, principalmente as crianças e jovens, não tem total conhecimento dos problemas que podem ser causados pelo consumo de águas não apropriadas. As doenças causadas pela contaminação da água são: