Lactente de 2 meses de idade vem ao pronto socorro com quadro de ruído inspiratório, iniciado desde o nascimento e intensificado com o resfriado. O ruído piora com o choro e quando o bebê se agita. Ao examiná-lo, percebe-se uma criança eufórica, corada, em bom estado geral, com estridor inspiratório. Assinale a alternativa que apresenta a principal hipótese diagnóstica para o caso narrado:

De acordo com a Lei n. 8.080/1990, são objetivos do Sistema Único de Saúde:

I a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização descentralizada das ações assistenciais e das atividades corretivas.

II a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a integração entre médicos e pacientes.

III a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

No que se refere ao trauma de tórax, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I A causa mais comum de pneumotórax hipertensivo é a lesão das vias aéreas.

II – Na denominada “ferida torácica aspirativa” ou pneumotórax aberto, ocorre o equilíbrio imediato entre as pressões atmosférica e intratorácica.

III A traumatopneia é normalmente observada em caso de pneumotórax hipertensivo.

Como se sabe, a doença pulmonar obstrutiva crônica é definida como um estágio patológico caracterizado por limitação do fluxo aéreo não totalmente reversível. Cursa com fases de estabilidade clínica e períodos de exacerbação. No que se refere à fase estável da doença, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I A cirurgia de redução do volume pulmonar em pacientes selecionados com enfisema mostrou-se capaz de influenciar a história natural desses pacientes.

II A utilização de broncodilatadores inalatórios produz benefício na taxa de declínio da função pulmonar.

III O uso crônico de glicocorticoides orais produz benefício na taxa de declínio da função pulmonar.

Em uma crise asmática aguda, na ausência de medicações depressoras da respiração, como narcóticos ou sedativos, hipercapnia se desenvolve somente com pico do fluxo expiratório menor que:

Assinale a alternativa que apresenta o exame equivalente em sensibilidade que substitui o PPD como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose:

Concernente ao crescimento normal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I Para avaliar se há déficit de estatura de uma criança, basta compará-la com uma população de referência.

II A velocidade de crescimento é controlada por fatores ambientais.

III Crianças e adolescentes normais apresentam velocidade de crescimento constante desde o período neonatal.

Como se sabe, na pediatria, as lesões de pele compatíveis com dermatoviroses são muito comuns. Assinale a alternativa que se relaciona adequadamente à doença com o agente etiológico:

No que se refere à Lei n. 8.142/1990, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

II A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

III As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

No tocante ao tratamento da insuficiência cardíaca, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I O uso de bebidas alcoólicas até 4 doses por dia podem ser tolerado.

II A ingestão de sódio deve ser limitada a menos de 8g/dia.

III O uso de anti-inflamatórios inibidores da COX-2 pode ser recomendado a pacientes com insuficiência cardíaca.

No que se refere à Lei n. 8.080/1990, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições dispensáveis ao seu pleno exercício.

II A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter substitutivo.

III O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

No que se refere à abordagem das pneumonias comunitárias em criança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I O hemograma é um marcador eficaz de gravidade.

II O tratamento das pneumonias nas crianças escolares é realizado com antibióticos de largo espectro.

III A idade é um bom parâmetro para orientar o tratamento das pneumonias em criança.

No tocante ao tratamento da insuficiência renal crônica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I O sevelâmer atua como quelante de fosfato e predispõe à hipercalcemia.

II A restrição de água está indicada quando há hiponatremia.

III Recomenda-se que os níveis séricos do paratormônio fiquem entre 50 e 100 pg/mL.

Mulher de 46 anos de idade relata que iniciou nódulos cutâneos de distribuição simétrica, placas elevadas na face comprometendo lábios, com queda parcial das sobrancelhas e cílios. Levando-se em conta os dados acima, pode-se dizer que a suspeita clínica inicial é: