Questões de Concursos
selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.
( ) O produto de dois números irracionais é sempre um número irracional.
( ) Todo número racional é também um número natural, mas nem todo número natural é racional.
( ) A soma de dois números irracionais é sempre um número irracional.
( ) Os números irracionais são números que podem ser escritos em forma de fração e são sempre dízimas periódicas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um navio partiu de um porto A e navegou em direção ao porto B seguindo uma derrota (trajetória) de comprimento 200 milhas náuticas a uma velocidade constante de 10 milhas náuticas por hora. Após 16 horas de viagem, qual a distância que o navio ainda precisa percorrer para chegar ao porto B?
( ) Todo número negativo é um número inteiro.
( ) Entre os números reais 3 e 4 existe apenas um número irracional.
( ) Todo número natural é um número real.
( ) A diferença entre dois números inteiros negativos é sempre um número inteiro negativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Determine os valores máximo e mínimo absolutos, respectivamente, da função f(x, y) = x² + 2xy + 3y² em D.
O texto abaixo deve ser lido com atenção, para responder a questão.
Quase todos os produtos que entraram e saíram do País neste ano, bem como suas matérias-primas, dependeram de uma logística complexa, baseada no comércio marítimo e fluvial. Tais produtos, essencialmente conduzidos por um ramo de atividade profissional conhecido como Marinha Mercante, encontram, nos mares e rios, uma via essencial de escoamento, importação e distribuição.
O Brasil é um País marítimo, detentor de uma área com mais de 5,7 milhões de km², a Amazônia Azul, por onde transita cerca de 95% do comércio exterior. Além disso, mais de 80% da população brasileira vive a menos de 200 quilômetros da costa, e mais de 20 milhões de empregos dependem direta ou indiretamente do mar.
O mar e as hidrovias interiores são, portanto, importantes cenários para o desenvolvimento das atividades econômicas que integram a cadeia logística do comércio nacional e internacional e, também, para aquelas que têm como base a exploração dos recursos naturais, a produção e a prestação de serviços nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).
Por essa razão - e também pelo turismo e os demais serviços aquaviários -, é fundamental enaltecer a importância da Marinha Mercante para a sociedade e o seu papel estratégico na economia nacional, por gerar empregos e induzir melhorias na infraestrutura e nos serviços referentes ao ramo. Dessas atividades participam Aquaviários, Profissionais não Tripulantes, Tripulantes não Aquaviários, Portuários e profissionais de Atividades Correlatas.
Nesse contexto, a Marinha Mercante, celebrada a cada dia 28 de dezembro - data alusiva ao nascimento de seu patrono, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá -, é o conjunto das organizações, pessoas, embarcações e outros recursos dedicados às atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil. Ou seja, ela não é uma instituição, e sim um ramo de atividade profissional.
Dentro desse conjunto, são chamados de aquaviários os profissionais que, com habilitação certificada pela Autoridade Marítima (no caso brasileiro, a Marinha do Brasil), operam embarcações em caráter profissional (...).
Disponível em: https://www.marinha.mil.br/. Acesso em 05/01/2025 (com adaptações).
A retirada da primeira vírgula desse trecho: