Questões Pedagogia

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às di...

Responda: Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e ati...


Q323375 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.

( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.

( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.

( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.

( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.

( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.

Assinale a sequência CORRETA.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 12:34:30🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Os conteúdos de ensino, de acordo com Coll (2000), não estão restritos apenas às disciplinas, mas também abrangem outras capacidades, divididas em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Vamos analisar cada afirmativa:

- Os conteúdos conceituais são mais abstratos e exigem compreensão, reflexão, análise e comparação. Portanto, a afirmativa é verdadeira (V).

- Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, são necessárias atividades que estimulem a construção pessoal, privilegiando atividades experimentais que ativem processos mentais. Logo, a afirmativa é verdadeira (V).

- As aulas expositivas baseadas na memorização não são consideradas estratégias eficazes para a aprendizagem dos conteúdos conceituais. Portanto, a afirmativa é falsa (F).

- Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um objetivo específico, correspondendo ao que se aprende fazendo. Assim, a afirmativa é verdadeira (V).

- Os conteúdos atitudinais não estão fora do controle da escola, sendo importante a atuação da instituição no desenvolvimento desse tipo de conteúdo. Portanto, a afirmativa é falsa (F).

- Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico da escola, enquanto os conteúdos atitudinais estão relacionados ao compromisso filosófico. Assim, a afirmativa é falsa (F).

Dessa forma, a sequência correta é: V V F V F F, correspondente à alternativa a).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.