Questões Pedagogia

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às di...

Responda: Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e ati...


Q323375 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.

( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.

( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.

( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.

( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.

( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.

Assinale a sequência CORRETA.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 12:34:30🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Os conteúdos de ensino, de acordo com Coll (2000), não estão restritos apenas às disciplinas, mas também abrangem outras capacidades, divididas em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Vamos analisar cada afirmativa:

- Os conteúdos conceituais são mais abstratos e exigem compreensão, reflexão, análise e comparação. Portanto, a afirmativa é verdadeira (V).

- Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, são necessárias atividades que estimulem a construção pessoal, privilegiando atividades experimentais que ativem processos mentais. Logo, a afirmativa é verdadeira (V).

- As aulas expositivas baseadas na memorização não são consideradas estratégias eficazes para a aprendizagem dos conteúdos conceituais. Portanto, a afirmativa é falsa (F).

- Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um objetivo específico, correspondendo ao que se aprende fazendo. Assim, a afirmativa é verdadeira (V).

- Os conteúdos atitudinais não estão fora do controle da escola, sendo importante a atuação da instituição no desenvolvimento desse tipo de conteúdo. Portanto, a afirmativa é falsa (F).

- Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico da escola, enquanto os conteúdos atitudinais estão relacionados ao compromisso filosófico. Assim, a afirmativa é falsa (F).

Dessa forma, a sequência correta é: V V F V F F, correspondente à alternativa a).