A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática....
Responda: A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizador...
![Foto de perfil Matheus Fernandes](_midia/usuario/5f8703ec5570a.jpg)
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 08:57:10🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
A concepção de ensino e aprendizagem adotada pelo professor tem grande impacto em sua prática educativa. No contexto da educação, destacam-se dois tipos de abordagens: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora".
Vamos analisar cada afirmativa:
- A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo. (Verdadeiro)
Na educação bancária, o aluno é visto como um recipiente passivo que recebe informações do professor, sem participar ativamente do processo de construção do conhecimento.
- A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se. (Falso)
Na verdade, a educação bancária não estimula a capacidade do aluno de buscar e construir seu próprio conhecimento, pois ele é apenas um receptor passivo de informações.
- A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade. (Verdadeiro)
Nesse modelo de educação, tanto professores quanto alunos são limitados em sua capacidade de exercer a criatividade, pois o foco está na transmissão unidirecional de conhecimento.
- A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações. (Verdadeiro)
Na educação libertadora, tanto o professor quanto o aluno são vistos como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem, participando ativamente da construção do conhecimento.
- A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender. (Falso)
Ao contrário, a educação libertadora valoriza a reflexão crítica sobre os conteúdos, incentivando a análise e a problematização dos temas abordados.
- A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor. (Falso)
Na educação libertadora, o conhecimento é construído de forma colaborativa, com a troca de experiências entre professor e aluno, estimulando a reflexão e a autonomia do estudante.
Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V, F, F, o que corresponde à alternativa c).
A concepção de ensino e aprendizagem adotada pelo professor tem grande impacto em sua prática educativa. No contexto da educação, destacam-se dois tipos de abordagens: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora".
Vamos analisar cada afirmativa:
- A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo. (Verdadeiro)
Na educação bancária, o aluno é visto como um recipiente passivo que recebe informações do professor, sem participar ativamente do processo de construção do conhecimento.
- A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se. (Falso)
Na verdade, a educação bancária não estimula a capacidade do aluno de buscar e construir seu próprio conhecimento, pois ele é apenas um receptor passivo de informações.
- A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade. (Verdadeiro)
Nesse modelo de educação, tanto professores quanto alunos são limitados em sua capacidade de exercer a criatividade, pois o foco está na transmissão unidirecional de conhecimento.
- A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações. (Verdadeiro)
Na educação libertadora, tanto o professor quanto o aluno são vistos como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem, participando ativamente da construção do conhecimento.
- A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender. (Falso)
Ao contrário, a educação libertadora valoriza a reflexão crítica sobre os conteúdos, incentivando a análise e a problematização dos temas abordados.
- A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor. (Falso)
Na educação libertadora, o conhecimento é construído de forma colaborativa, com a troca de experiências entre professor e aluno, estimulando a reflexão e a autonomia do estudante.
Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V, F, F, o que corresponde à alternativa c).