Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.
Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?
a) Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual.
b) A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases.
c) A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem.
d) A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação.
e) Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores.