Questões Pedagogia Tendências Pedagógicas

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativaCORRETA. “[...] é...

Responda: Após ler e analisar o texto, assinale a alternativaCORRETA. “[...] é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidad...


Q57246 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

“[...] é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vigotski. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse)” (SAVIANI, 2007, p. 419-420).

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani sintetiza sua forma de entender a:
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 20:53:36🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani sintetiza sua forma de entender a Pedagogia histórico-crítica.

A Pedagogia histórico-crítica é uma abordagem educacional que se baseia na concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico. Ela tem como objetivo produzir, de forma direta e intencional, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens. A prática social é vista como ponto de partida e de chegada da prática educativa, e o método pedagógico proposto parte dessa prática social em que professor e aluno estão inseridos, porém ocupando posições distintas. Essa abordagem busca uma relação fecunda na compreensão e solução dos problemas sociais, identificando questões, dispondo instrumentos teóricos e práticos para compreensão e solução, e viabilizando a incorporação desses elementos na vida dos alunos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.