Questões Pedagogia

Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de im...

Responda: Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitara vida como também de transformá-la. (...) Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar...


Q57788 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitara vida como também de transformá-la. (...) Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta" que é outro.

Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.

A partir dessa visão, pode-se afirmar que
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 19:19:12🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

De acordo com o trecho do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o brincar funciona como um cenário no qual as crianças podem imitar e transformar a vida. Nesse contexto, o papel do professor e do auxiliar é atuar como facilitadores das brincadeiras. Isso significa mesclar momentos em que eles orientam e direcionam o processo, com outros momentos nos quais as crianças são responsáveis por suas próprias ações espontâneas.

Portanto, a alternativa correta é a letra a), pois destaca a importância do professor e do auxiliar como mediadores e facilitadores das brincadeiras, permitindo que as crianças desenvolvam sua criatividade, imaginação e capacidade de transformar o mundo ao seu redor por meio do faz-de-conta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.