O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atendam aos objetivos de
aprendizagem.
(Pinheiro, 2002.)
De acordo com Bittencourt (1999), não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas, sim, uma teoria adequada a
cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos
e recursos. Considerando os teóricos citados, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Skinner .
2. Piaget .
3. Bruner .
4. Vygotsky .
( ) Há uma relação entre pensamento e linguagem, estimulando a consciência crítica e o respeito às potencialidades. O aluno é
visto como sujeito da aprendizagem e o centro do processo; o educador é o responsável pela compreensão desse processo.
( ) Sua teoria é baseada na pesquisa da evolução mental da criança e nas fases evolutivas da aquisição de conhecimentos. O
processo educacional pode se dar através da vivência concreta e dos jogos. O educando é o agente da aprendizagem; o
professor é o organizador das situações.
( ) Acredita na modelagem do comportamento, no condicionamento operante e na influência do meio ambiente no comportamento. Valoriza o acúmulo de conhecimentos e de práticas sociais. O educando é um ser passivo e receptor de informações; o educador é um controlador da aprendizagem.
( ) Relaciona a aprendizagem às situações já vivenciadas, ressaltando a importância do pensamento intuitivo. Existe o cultivo
de uma excelência do produto da aprendizagem. O educando é um participante ativo na busca do desenvolvimento
intelectual; o educador é o incentivador da aprendizagem.
A sequência está correta em
a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 4, 1, 3.
c) 3, 4, 1, 2.
d) 4, 2, 1, 3.