Questões de Concursos: Educador Social Prepare-se para a prova com questões de Educador Social de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educador Social Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVEAs práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q321981 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Educador Social, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABA noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que: a) o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil. b) até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta. c) o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho. d) depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar. e) crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q340011 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Educador Social, Prefeitura de Palmeira SC, CEC ConcursoUma urna contém 10 bolas idênticas numeradas de 1 a 10. Retirando uma bola ao acaso, a probabilidade de ela ser marcada com um número ímpar é: a) 25% b) 13% c) 1% d) 50% e) 99% Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q321026 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCO trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento... Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que a) a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão. b) a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho. c) o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade. d) a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico. e) o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q323300 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCA população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país. II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho. III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q321904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCO Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma, I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros. II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira. III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q319856 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCA tolerância não é um favor que “gente superior” faz a “gente inferior” ou concessão que a gente bondosa e caridosa faz a “gente carente”. Em uma prática educativa crítica, a tolerância é a) a habilidade do educador social para conseguir lidar com o usuário. b) compreender a ignorância dos usuários no atendimento social. c) a qualidade fundamental ao educador paciente. d) a ação assistencialista dos serviços de assistência social. e) o dever de respeitar o direito de todos serem diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q319955 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCNão por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio. A partir desses dados é correto afirmar: a) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas. b) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho. c) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT. d) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas. e) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q325686 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVEA Educação Não-Formal começa a aparecer relacionada ao campo pedagógico em decorrência de uma série de fatores, em um momento histórico em que diferentes setores da sociedade viam a escola e a família como impossibilitadas de responder a todas as demandas sociais que lhes eram impostas, delegadas e desejadas. É um dos fatores responsáveis pelo surgimento da Educação Não-Formal: a) os interesses das Organizações Não Governamentais por uma educação científica e academicista como direito dos setores populares. b) a necessidade de uma complementação na educação formal a partir dos anos de 1960, para garantir as aprendizagens curriculares. c) as mudanças na economia a partir dos anos de 1990 e nas formas e relações próprias do mundo do trabalho. d) a necessidade de se criar uma pedagogia científica e pragmática para a educação dos jovens trabalhadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q47818 | Português, Educador Social, Prefeitura de Brusque SC, FEPESEAssinale a alternativa correta, quanto à concordância verbal. a) Admite-se técnicos com experiência. b) Não se descobriram as causas do problema. c) Necessitavam-se de mais informações sobre o projeto arquitetônico. d) Na reunião de diretoria, não se analisou os novos planos da empresa. e) A ameaça, o terror, a agressão, nada o deteriam ao desafio imposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVEAs práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q321981 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Educador Social, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABA noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que: a) o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil. b) até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta. c) o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho. d) depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar. e) crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q340011 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Educador Social, Prefeitura de Palmeira SC, CEC ConcursoUma urna contém 10 bolas idênticas numeradas de 1 a 10. Retirando uma bola ao acaso, a probabilidade de ela ser marcada com um número ímpar é: a) 25% b) 13% c) 1% d) 50% e) 99% Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q321026 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCO trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento... Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que a) a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão. b) a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho. c) o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade. d) a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico. e) o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q323300 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCA população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país. II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho. III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q321904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCO Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma, I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros. II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira. III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q319856 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCA tolerância não é um favor que “gente superior” faz a “gente inferior” ou concessão que a gente bondosa e caridosa faz a “gente carente”. Em uma prática educativa crítica, a tolerância é a) a habilidade do educador social para conseguir lidar com o usuário. b) compreender a ignorância dos usuários no atendimento social. c) a qualidade fundamental ao educador paciente. d) a ação assistencialista dos serviços de assistência social. e) o dever de respeitar o direito de todos serem diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q319955 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCCNão por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio. A partir desses dados é correto afirmar: a) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas. b) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho. c) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT. d) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas. e) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q325686 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVEA Educação Não-Formal começa a aparecer relacionada ao campo pedagógico em decorrência de uma série de fatores, em um momento histórico em que diferentes setores da sociedade viam a escola e a família como impossibilitadas de responder a todas as demandas sociais que lhes eram impostas, delegadas e desejadas. É um dos fatores responsáveis pelo surgimento da Educação Não-Formal: a) os interesses das Organizações Não Governamentais por uma educação científica e academicista como direito dos setores populares. b) a necessidade de uma complementação na educação formal a partir dos anos de 1960, para garantir as aprendizagens curriculares. c) as mudanças na economia a partir dos anos de 1990 e nas formas e relações próprias do mundo do trabalho. d) a necessidade de se criar uma pedagogia científica e pragmática para a educação dos jovens trabalhadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q47818 | Português, Educador Social, Prefeitura de Brusque SC, FEPESEAssinale a alternativa correta, quanto à concordância verbal. a) Admite-se técnicos com experiência. b) Não se descobriram as causas do problema. c) Necessitavam-se de mais informações sobre o projeto arquitetônico. d) Na reunião de diretoria, não se analisou os novos planos da empresa. e) A ameaça, o terror, a agressão, nada o deteriam ao desafio imposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro