Ao tratar do multiculturalismo e seus contextos, Luiz A. O. Gonçalves e Petronilha B. G...
Responda: Ao tratar do multiculturalismo e seus contextos, Luiz A. O. Gonçalves e Petronilha B. Gonçalves e Silva (2002) destacam que, no Brasil
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Vamos analisar as alternativas com base no que Luiz A. O. Gonçalves e Petronilha B. Gonçalves e Silva (2002) destacam sobre o multiculturalismo no Brasil:
a) Essa alternativa afirma que tanto na educação indígena quanto na educação de jovens e crianças negras não há uma proposta claramente formulada que garanta formação permanente de professores e uma política cultural nacional de peso. Isso está correto, pois historicamente essas áreas têm enfrentado falta de políticas estruturadas e continuidade na formação docente.
b) Diz que o multiculturalismo na educação indígena levou à universalização da cultura indígena em todo o sistema oficial e à incorporação dos indígenas nas escolas oficiais. Isso não é verdade, pois a universalização da cultura indígena no sistema oficial ainda é um desafio e não uma realidade consolidada.
c) Afirma que os estudos sobre a mulher foram os únicos temas multiculturalistas sem apelo étnico a se tornarem princípios formadores nas escolas e universidades públicas. Isso é uma generalização que não corresponde ao que os autores destacam.
d) Diz que há uma produção acadêmica significativa que sustenta projetos educacionais multiculturais. Embora haja produção acadêmica, ela não é suficiente para dar "excelente sustentação" aos projetos, segundo os autores.
e) Afirma que a prática do bilinguismo no sul do país é a de menor sucesso entre as experiências multiculturalistas. Isso não é uma conclusão dos autores, que reconhecem desafios, mas não classificam dessa forma.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa o que os autores destacam sobre o multiculturalismo no Brasil.
Vamos analisar as alternativas com base no que Luiz A. O. Gonçalves e Petronilha B. Gonçalves e Silva (2002) destacam sobre o multiculturalismo no Brasil:
a) Essa alternativa afirma que tanto na educação indígena quanto na educação de jovens e crianças negras não há uma proposta claramente formulada que garanta formação permanente de professores e uma política cultural nacional de peso. Isso está correto, pois historicamente essas áreas têm enfrentado falta de políticas estruturadas e continuidade na formação docente.
b) Diz que o multiculturalismo na educação indígena levou à universalização da cultura indígena em todo o sistema oficial e à incorporação dos indígenas nas escolas oficiais. Isso não é verdade, pois a universalização da cultura indígena no sistema oficial ainda é um desafio e não uma realidade consolidada.
c) Afirma que os estudos sobre a mulher foram os únicos temas multiculturalistas sem apelo étnico a se tornarem princípios formadores nas escolas e universidades públicas. Isso é uma generalização que não corresponde ao que os autores destacam.
d) Diz que há uma produção acadêmica significativa que sustenta projetos educacionais multiculturais. Embora haja produção acadêmica, ela não é suficiente para dar "excelente sustentação" aos projetos, segundo os autores.
e) Afirma que a prática do bilinguismo no sul do país é a de menor sucesso entre as experiências multiculturalistas. Isso não é uma conclusão dos autores, que reconhecem desafios, mas não classificam dessa forma.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa o que os autores destacam sobre o multiculturalismo no Brasil.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários