Keith Swanwick, um renomado educador musical, explora os princípios fundamentais que devem nortear a
educação musical. Em sua obra, ele apresenta uma visão abrangente e reflexiva sobre o ensino da música,
propondo uma abordagem que integra a valorização da experiência musical com a compreensão teórica.
A seguir, classifique as afirmativas abaixo atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com as
ideias defendidas por Keith Swanwick.
( ) A disciplina e a prática regular são essenciais para o sucesso nessa abordagem. Os alunos são
incentivados a praticar diariamente e de forma contínua para alcançar seus objetivos. A prática regular é um
dos pontos mais fundamentais de Swanwick, junto com a busca de uma alta performance.
( ) A música, segundo Swanwick, é uma forma de comunicação, um discurso que utiliza elementos sonoros
para expressar ideias, emoções e significados. Ao valorizar a música como discurso, o professor incentiva os
alunos a não apenas tocar ou cantar, mas a compreender o significado por trás da música, assim pretende
valorizar a música como discurso.
( ) Cada aluno possui uma forma única de se expressar musicalmente. O professor deve valorizar e estimular
o discurso musical individual de cada aluno, criando um ambiente onde a experimentação e a criatividade
sejam encorajadas desta forma, valorizando o discurso musical dos alunos.
( ) O modelo C(L)A(S)P, proposto por Swanwick, prevê a organização de atividades musicais que envolvem:
Composição (Composition): incluindo a criação de músicas originais e estudos acadêmicos; Literatura
(Literature studies), que abrange história da música, teoria e análise musical; Apreciação (Audition), com foco
na escuta ativa e apreciação da música; Aquisição de habilidades (Skill acquisition), com ênfase no
desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais; e Performance, voltada para execução musical.
A sequência correta de cima para baixo é:
a) F, F, F, V.
b) V V, V, F.
c) V, V, V, V.
d) F, V, V, V.
e) V, F, F, V.