Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos...
Responda: Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos de inúmeros colaboradores sobre a produção do conhecimento, com pressupostos da dialógica ou lógica da comple...
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Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) Interdisciplinaridade e Contextualização.
O trecho apresentado de Morin enfatiza a necessidade de superar a compartimentalização do conhecimento, característica das disciplinas isoladas, para alcançar uma visão mais integrada e global do saber. Isso está diretamente relacionado ao princípio da interdisciplinaridade, que busca estabelecer diálogos entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma compreensão mais ampla e articulada dos conteúdos.
Além disso, Morin destaca a importância de não sacrificar as particularidades em nome de uma visão homogênea, o que indica a necessidade de contextualizar os conhecimentos, respeitando as especificidades e a realidade concreta em que se inserem. A contextualização é fundamental para que o ensino seja significativo e conectado com a vida dos estudantes.
O Parecer CNE 15/1998 e as Propostas Curriculares do Estado de São Paulo valorizam esses princípios justamente para promover um ensino que ultrapasse a fragmentação disciplinar e favoreça a construção de saberes integrados e contextualizados, alinhados ao pensamento da complexidade de Morin.
Checagem dupla: as outras alternativas, embora importantes em educação, não refletem diretamente o foco do trecho e dos documentos mencionados. Por exemplo, a especialização (a) contraria a ideia de superar a compartimentalização; criticidade e criatividade (b) são valores gerais, mas não específicos da proposta interdisciplinar; diálogo e reflexão (d) são processos importantes, mas não os princípios centrais destacados; pesquisa e negociação (e) são métodos e estratégias, não princípios organizadores do currículo conforme o texto.
Portanto, a alternativa correta é a letra c, que expressa os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, coerentes com o pensamento de Morin e os documentos curriculares citados.
O trecho apresentado de Morin enfatiza a necessidade de superar a compartimentalização do conhecimento, característica das disciplinas isoladas, para alcançar uma visão mais integrada e global do saber. Isso está diretamente relacionado ao princípio da interdisciplinaridade, que busca estabelecer diálogos entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma compreensão mais ampla e articulada dos conteúdos.
Além disso, Morin destaca a importância de não sacrificar as particularidades em nome de uma visão homogênea, o que indica a necessidade de contextualizar os conhecimentos, respeitando as especificidades e a realidade concreta em que se inserem. A contextualização é fundamental para que o ensino seja significativo e conectado com a vida dos estudantes.
O Parecer CNE 15/1998 e as Propostas Curriculares do Estado de São Paulo valorizam esses princípios justamente para promover um ensino que ultrapasse a fragmentação disciplinar e favoreça a construção de saberes integrados e contextualizados, alinhados ao pensamento da complexidade de Morin.
Checagem dupla: as outras alternativas, embora importantes em educação, não refletem diretamente o foco do trecho e dos documentos mencionados. Por exemplo, a especialização (a) contraria a ideia de superar a compartimentalização; criticidade e criatividade (b) são valores gerais, mas não específicos da proposta interdisciplinar; diálogo e reflexão (d) são processos importantes, mas não os princípios centrais destacados; pesquisa e negociação (e) são métodos e estratégias, não princípios organizadores do currículo conforme o texto.
Portanto, a alternativa correta é a letra c, que expressa os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, coerentes com o pensamento de Morin e os documentos curriculares citados.
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