Questões Pedagogia

Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos...

Responda: Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos de inúmeros colaboradores sobre a produção do conhecimento, com pressupostos da dialógica ou lógica da comple...


1Q10042 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos de inúmeros colaboradores sobre a produção do conhecimento, com pressupostos da dialógica ou lógica da complexidade, herdeira e superadora da lógica racional, da Ciência Moderna.

Considere o trecho que se segue do autor, para responder à questão abaixo.

Quando nos limitamos às disciplinas compartimentadas - ao vocabulário, à linguagem própria a cada disciplina -, temos a impressão de estar diante de um quebra-cabeças, cujas peças não conseguimos juntar a fim de compor uma figura. Mas, a partir do momento em que temos um certo número de instrumentos conceituais que permitem reorganizar os conhecimentos (...), temos a possibilidade de começar a descobrir o semblante de um conhecimento global, mas não para chegar a uma homogeneidade no sentido holista, uma homogeneidade que sacrifique a visão das coisas particulares e concretas em nome de uma espécie de névoa generalizada. Sem dúvida, é a relação que é a passarela permanente do conhecimento das partes ao do todo, do todo ao das partes (...).

Na doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos para o Ensino Médio, tanto no Parecer CNE 15/1998, quanto nos fundamentos das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, encontramos a valorização de princípios coerentes com o pensamento de Morin. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) Interdisciplinaridade e Contextualização.

O trecho apresentado de Morin enfatiza a necessidade de superar a compartimentalização do conhecimento, característica das disciplinas isoladas, para alcançar uma visão mais integrada e global do saber. Isso está diretamente relacionado ao princípio da interdisciplinaridade, que busca estabelecer diálogos entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma compreensão mais ampla e articulada dos conteúdos.

Além disso, Morin destaca a importância de não sacrificar as particularidades em nome de uma visão homogênea, o que indica a necessidade de contextualizar os conhecimentos, respeitando as especificidades e a realidade concreta em que se inserem. A contextualização é fundamental para que o ensino seja significativo e conectado com a vida dos estudantes.

O Parecer CNE 15/1998 e as Propostas Curriculares do Estado de São Paulo valorizam esses princípios justamente para promover um ensino que ultrapasse a fragmentação disciplinar e favoreça a construção de saberes integrados e contextualizados, alinhados ao pensamento da complexidade de Morin.

Checagem dupla: as outras alternativas, embora importantes em educação, não refletem diretamente o foco do trecho e dos documentos mencionados. Por exemplo, a especialização (a) contraria a ideia de superar a compartimentalização; criticidade e criatividade (b) são valores gerais, mas não específicos da proposta interdisciplinar; diálogo e reflexão (d) são processos importantes, mas não os princípios centrais destacados; pesquisa e negociação (e) são métodos e estratégias, não princípios organizadores do currículo conforme o texto.

Portanto, a alternativa correta é a letra c, que expressa os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, coerentes com o pensamento de Morin e os documentos curriculares citados.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.