No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acord...
Responda: No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quan...
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Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa C
De acordo com José Gimeno Sacristán (2000), pedagogo, pesquisador e professor espanhol, amplamente reconhecido por suas contribuições ao campo do currículo e da formação docente, o processo de formação continuada de professores deve ir além da mera capacitação técnica ou da especialização funcional.
A alternativa C é o gabarito desta questão, porque celebra o pensamento de Sacristán:
1. Domínio do conhecimento e das práticas pedagógicas (I) – O professor precisa dominar os saberes específicos das áreas e níveis em que atua, mas também deve conhecer diversas formas práticas de ensino para atender à diversidade dos alunos.
2. Fundamentação teórica e reflexiva da prática (II) – A formação deve proporcionar ao professor a capacidade de refletir criticamente sobre sua própria prática, compreendendo por que e como faz o que faz, e relacionando suas ações a modelos educativos e bases teóricas consistentes.
3. Análise crítica das condições institucionais e sociais (III) – É fundamental que o professor desenvolva uma visão crítica sobre o contexto escolar e social, analisando as condições que limitam ou moldam sua atuação e buscando alternativas transformadoras que tornem o ensino mais significativo e justo.
O item IV está incorreto, pois Sacristán não reduz a formação docente a uma promoção funcional ou especialização técnica. A formação, para ele, é um processo reflexivo, crítico e contínuo, orientado pela autonomia e pelo compromisso ético e social do educador.
De acordo com José Gimeno Sacristán (2000), pedagogo, pesquisador e professor espanhol, amplamente reconhecido por suas contribuições ao campo do currículo e da formação docente, o processo de formação continuada de professores deve ir além da mera capacitação técnica ou da especialização funcional.
A alternativa C é o gabarito desta questão, porque celebra o pensamento de Sacristán:
1. Domínio do conhecimento e das práticas pedagógicas (I) – O professor precisa dominar os saberes específicos das áreas e níveis em que atua, mas também deve conhecer diversas formas práticas de ensino para atender à diversidade dos alunos.
2. Fundamentação teórica e reflexiva da prática (II) – A formação deve proporcionar ao professor a capacidade de refletir criticamente sobre sua própria prática, compreendendo por que e como faz o que faz, e relacionando suas ações a modelos educativos e bases teóricas consistentes.
3. Análise crítica das condições institucionais e sociais (III) – É fundamental que o professor desenvolva uma visão crítica sobre o contexto escolar e social, analisando as condições que limitam ou moldam sua atuação e buscando alternativas transformadoras que tornem o ensino mais significativo e justo.
O item IV está incorreto, pois Sacristán não reduz a formação docente a uma promoção funcional ou especialização técnica. A formação, para ele, é um processo reflexivo, crítico e contínuo, orientado pela autonomia e pelo compromisso ético e social do educador.
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