Uma equipe pedagógica de uma rede municipal de ensino está
encarregada de desenvolver uma sequência didática
interdisciplinar para ser aplicada em diversas escolas,
considerando o uso de tecnologias digitais. Como o grupo está
distribuído em diferentes cidades, os encontros presenciais são
escassos. Uma das professoras propõe o uso de uma plataforma
colaborativa on-line, em que todos podem editar
simultaneamente documentos, planejar etapas, compartilhar
referências e registrar os avanços. Além disso, ela sugere a
criação de um canal de comunicação com outros professores da
rede para validar e aprimorar as práticas propostas. Considerando os conceitos de comunicação e colaboração com
tecnologias digitais, qual das alternativas representa a conduta
para potencializar o trabalho da equipe e fomentar a criação de
uma rede de aprendizagem entre os profissionais?
✂️ a) Centralizar a produção do material em um dos membros do
grupo para agilizar o processo, e disponibilizar o conteúdo
final por e-mail. ✂️ b) Gravar vídeos com explicações das propostas da equipe e
enviá-los por redes sociais, evitando interações que possam
gerar divergências. ✂️ c) Usar um fórum institucional para publicar o plano finalizado,
com espaço controlado para comentários ou revisões
externas. ✂️ d) Criar e gerenciar um ambiente virtual colaborativo onde os
membros possam editar, compartilhar recursos e articular
com outros professores para construção da proposta. ✂️ e) Manter contato por mensagens de celular para evitar
complexidade no uso de tecnologias mais avançadas, mesmo
que o trabalho coletivo seja limitado.