A professora Lígia deseja desenvolver com os estudantes de uma
turma do 8º ano do Ensino Fundamental o conceito de grandezas
inversamente proporcionais por meio da seguinte situação: Cinco homens constroem o telhado de uma casa com 120
metros quadrados de área construída em 20 dias. Qual o
tempo necessário para que um grupo de oito homens
realize esse mesmo serviço? Considere que todos os
trabalhadores possuem a mesma capacidade de trabalho. A sentença que melhor representa uma abordagem pedagógica
centrada no estudante como protagonista da aprendizagem é:
✂️ a) apresentar previamente o conceito matemático de grandezas
inversamente proporcionais e, somente após esse
procedimento, propor problemas aos estudantes envolvendo
esse objeto de conhecimento. ✂️ b) explicar a diferença entre grandezas direta e inversamente
proporcionais antes da resolução do problema, destacando
que este é um caso de grandezas diretamente proporcionais. ✂️ c) observar as estratégias utilizadas pelos estudantes, durante a
realização da atividade, sem fazer intervenções para
esclarecer dúvidas ou provocar reflexões e, promover uma
discussão coletiva para analisar os erros que podem ter sido
cometidos. ✂️ d) propor que os estudantes, individualmente ou organizados
em grupos, resolvam o problema, incentivando o uso de
diferentes estratégias e, na sequência, promover uma
discussão coletiva sobre os diferentes caminhos utilizados. ✂️ e) resolver o problema no quadro, apresentando e detalhando
os procedimentos e cálculos aos estudantes e, em seguida,
propor uma lista de exercícios semelhantes para serem
resolvidos em grupos.