A professora Lígia deseja desenvolver com os estudantes de uma
turma do 8º ano do Ensino Fundamental o conceito de grandezas
inversamente proporcionais por meio da seguinte situação: Cinco homens constroem o telhado de uma casa com 120
metros quadrados de área construída em 20 dias. Qual o
tempo necessário para que um grupo de oito homens
realize esse mesmo serviço? Considere que todos os
trabalhadores possuem a mesma capacidade de trabalho. A sentença que melhor representa uma abordagem pedagógica
centrada no estudante como protagonista da aprendizagem é:
a) apresentar previamente o conceito matemático de grandezas
inversamente proporcionais e, somente após esse
procedimento, propor problemas aos estudantes envolvendo
esse objeto de conhecimento.
b) explicar a diferença entre grandezas direta e inversamente
proporcionais antes da resolução do problema, destacando
que este é um caso de grandezas diretamente proporcionais.
c) observar as estratégias utilizadas pelos estudantes, durante a
realização da atividade, sem fazer intervenções para
esclarecer dúvidas ou provocar reflexões e, promover uma
discussão coletiva para analisar os erros que podem ter sido
cometidos.
d) propor que os estudantes, individualmente ou organizados
em grupos, resolvam o problema, incentivando o uso de
diferentes estratégias e, na sequência, promover uma
discussão coletiva sobre os diferentes caminhos utilizados.
e) resolver o problema no quadro, apresentando e detalhando
os procedimentos e cálculos aos estudantes e, em seguida,
propor uma lista de exercícios semelhantes para serem
resolvidos em grupos.