Durante uma sequência didática sobre mudanças climáticas, uma
turma do 9º ano associa equivocadamente o aumento do buraco
na camada de ozônio ao agravamento do efeito estufa,
afirmando que ambos decorrem do “aquecimento do planeta
causado pelo sol”. O professor percebe que os estudantes
confundem fenômenos ambientais distintos, seus agentes
causadores e consequências.
Decidido a reformular sua abordagem, o docente propõe rodas
de conversa com base em reportagens confiáveis, estudo de
dados reais sobre emissão de gases e debate orientado sobre
soluções para os dois problemas globais. Segundo o docente:
“Estratégias didáticas que envolvem debate, análise de fontes e
estudo de dados reais favorecem o desenvolvimento do
pensamento crítico dos estudantes em relação aos impactos
ambientais causados pela ação humana, como o efeito estufa e a
destruição da camada de ozônio,
POR QUE
a exposição oral dos conceitos científicos é suficiente para que os
estudantes compreendam a diferença entre esses fenômenos e
reconheçam sua relação com políticas públicas e práticas
sustentáveis.”
Com base na situação e nas proposições apresentadas, assinale a
alternativa correta:
✂️ a) As afirmações são verdadeiras, e a razão justifica
corretamente a asserção. ✂️ b) As afirmações são verdadeiras, mas a razão não justifica a
asserção. ✂️ c) A asserção é verdadeira, e a razão é falsa. ✂️ d) A asserção é falsa, e a razão é verdadeira. ✂️ e) Tanto a afirmação na asserção, quanto a afirmação na razão,
são falsas.