Um professor da educação infantil, regente de uma turma
com alunos de 5 anos de idade, têm o hábito de vestir as crianças
e organizar a sala cotidianamente, com o intuito de obter
eficiência, organização e agilidade no cotidiano escolar.
De acordo com o Referencial Nacional para Educação Infantil
(volumes 1 e 2), a postura do professor na situação hipotética
apresentada
  ✂️         a) está apropriada, uma vez que, do ponto de vista do juízo
organizacional, uma criança de 5 anos de idade está na fase
da heteronomia, em que necessita da condução e atuação de
um adulto para prover os cuidados necessários em seu
cotidiano.      ✂️         b) está inapropriada, uma vez que as vivências cotidianas
relativas a como se vestir e organizar a sala são do âmbito do
cuidado e não competem à prática pedagógica no ambiente
escolar, exemplificando a contestação teórica vigente sobre o
papel do afeto na relação de ensino-aprendizagem.      ✂️         c) revela o seu desconhecimento acerca da importância, para a
faixa etária de seus alunos, da heteronomia, conceito que se
traduz em planejar oportunidades para as crianças dirigirem
as próprias ações, observados os seus recursos individuais e
os limites inerentes ao ambiente nessa idade.      ✂️         d) exemplifica uma escolha de prática pedagógica alinhada à
teoria tecnicista da educação, conforme orientado pelo
RCNEI, em que se aplica ao cotidiano escolar a lógica
funcional de gestão e eficiência de tempo, recursos e
comandos.      ✂️         e) não considera que a passagem da heteronomia para a
autonomia requer recursos internos (afetivos e cognitivos) e
externos (sociais e culturais), que devem ser oportunizados no
cotidiano escolar em pequenas atividades, como possibilitar
que as crianças se vistam sozinhas ou organizem os materiais
a partir da condução e(ou) da imitação.