Leia o trecho a seguir sobre a importância da alfabetização espacial
no Ensino Básico.
Os dispositivos tecnológicos a que recorremos cotidianamente
exigem uma alfabetização espacial. Todos eles representam
formas espaciais de ver o mundo e de resolução de problemas
cotidianos, e demandam da parte do usuário a habilidade de
capturar e comunicar conhecimento na forma de mapa,
compreender e reconhecer o mundo visto de cima, reconhecer e
interpretar padrões, valorizando a Geografia como base para
organizar e descobrir informação, e compreender conceitos
básicos como escala e resolução espacial. Juntos, equivalem ao que
podemos chamar de alfabetização espacial, um conjunto de
habilidades relacionadas ao trabalho e ao raciocínio no mundo
espacial.
Traduzido e adaptado de Goodchild, M. “The fourth R? Rethinking gis Education”,
2006, in: https://www.esri.com/news/arcnews/fall06articles/the-fourth-r.html.
Com base no trecho, é correto afirmar que o processo de
alfabetização espacial pressupõe o desenvolvimento da noção de
✂️ a) ponto, linha e reta , para entender como funcionam no mapa
e, assim, desenvolver habilidades de orientação e percepção
espacial, e de interpretação de informações. ✂️ b) visão oblíqua e vertical , para decodificar os símbolos, as cores
e as representações cartográficas, auxiliando a interpretação
correta das informações. ✂️ c) imagem bidimensional e tridimensional , para dominar os
elementos básicos da representação gráfica e espacial
utilizados para interpretar mapas, gráficos e outras formas de
localização. ✂️ d) proporção e escala, para visualizar os objetos tridimensionais
de cima e compreender como transformá-los em uma imagem
bidimensional. ✂️ e) legenda , para identificar e diferenciar os lados do corpo -
esquerda e direita - e transferir essa habilidade para a leitura
espacial, entendendo orientações como norte, sul, leste e
oeste.