A respeito da distinção entre letramento e alfabetização, leia o
trecho a seguir.
Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser
alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e
escrever, ser letrado. Ou seja: a pessoa que aprende a ler e a
escrever – que se torna alfabetizada – e que passa a fazer uso da
leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e
escrita – que se torna letrada – é diferente de uma pessoa que não
sabe ler e escrever – é analfabeta – ou, sabendo ler e escrever, não
faz uso da leitura e da escrita – é alfabetizada, mas não é letrada,
não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e
pratica a leitura e a escrita.
SOARES , Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,
1998, p. 36.
Sobre o processo de letramento , analise as afirmativas a seguir.
I. Indica o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas
sociais de leitura e escrita.
II. Indica o domínio do sistema convencional de escrita, como
representação gráfica associada a um valor fonético.
III. Indica a condição adquirida por um grupo social ou por um
indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita
e de suas práticas sociais.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.