No Município X, em novembro de 2023 foi firmado contrato para
fornecimento de 100 computadores à Secretaria de Educação,
com empenho na mesma data e entrega prevista para janeiro de
2024; a nota fiscal foi emitida em 15 de janeiro de 2024 e o
pagamento ocorreu em 30 do mesmo mês.
Em fevereiro de 2024, identificaram-se notas fiscais referentes a
serviços de manutenção predial prestados em 2023, cujos
empenhos também datavam de 2023, mas que não haviam sido
liquidadas nem pagas até 31 de dezembro daquele ano, sendo
para sua quitação aberta dotação orçamentária específica em
2024.
Todas as despesas obrigatórias de caráter continuado do exercício
de 2023, como salários de servidores e repasses constitucionais
aos Poderes Legislativo e Judiciário, foram pagas em dia.
Considerando o caso relatado e as definições e normas de direito
financeiro sobre despesas públicas, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) A aquisição dos computadores, empenhada em 2023 e paga
em 2024, configura-se como despesa de exercícios anteriores. ✂️ b) As notas fiscais de 2023, relativas a serviços de manutenção
predial, empenhadas naquele ano mas liquidadas somente em
2024, são classificadas como despesas de exercícios
anteriores, devendo ser pagas por dotação específica aberta
no orçamento de 2024. ✂️ c) As despesas com salários e repasses constitucionais
mencionadas são consideradas despesas discricionárias, pois
sua execução depende de conveniência do gestor. ✂️ d) Toda despesa empenhada em 2023 deveria ter sido paga
naquele mesmo ano; portanto, a inscrição de restos a pagar é
vedada e tal despesa deveria ter tido seu empenho anulado. ✂️ e) A abertura de crédito específico em 2024 para pagamento de
restos a pagar de 2023 é ilegal, visto que despesas
empenhadas em exercício anterior devem ser quitadas
exclusivamente com recursos daquele exercício.