Um dos elementos metodológicos que potencializam o aprendizado dos alunos e deve ser organizado pelo professor é
o agrupamento produtivo. Estes agrupamentos se constituem a partir do objetivo da atividade proposta. Sua finalidade
é possibilitar aos alunos que troquem seus conhecimentos, de maneira que propiciem um avanço no tipo de
conhecimento que está em jogo. Se o objetivo da atividade for a reflexão sobre a construção do sistema de escrita de
maneira que se contraponham hipóteses, é interessante reunir:
✂️ a) Aluno pré-silábico com silábico, para que o aluno silábico avance em sua hipótese. ✂️ b) Aluno silábico com valor sonoro e um sem valor sonoro, para que o aluno silábico avance em sua hipótese. ✂️ c) Aluno silábico-alfabético e alfabético; pois, dessa maneira, os conhecimentos do aluno silábico-alfabético podem
contribuir para que o aluno alfabético avance em sua hipótese. ✂️ d) Aluno silábico com valor sonoro convencional e silábico-alfabético, pois, dessa maneira, os conhecimentos do aluno
silábico-alfabético podem contribuir para que o primeiro avance em sua hipótese. ✂️ e) Aluno silábico sem valor sonoro convencional e um silábico-alfabético, pois, dessa maneira, os conhecimentos do aluno
silábico sem valor sonoro convencional podem contribuir para que o segundo avance em sua hipótese.