Questões Pedagogia

O Ministério da E...

Responda: O Ministério da Educação criou, em 2004, a Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (SECAD). Sua criação t...


1Q219965 | Pedagogia, Pedagogo, MPE SP, VUNESP

O Ministério da Educação criou, em 2004, a Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (SECAD). Sua criação traduz uma inovação institucional e tem por tarefa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), criada pelo Ministério da Educação em 2004, tem como principal função articular as competências e experiências desenvolvidas pelos sistemas formais de ensino e pelas práticas de organizações sociais, promovendo a cidadania e valorizando a diversidade.
Essa secretaria atua em áreas que envolvem a educação continuada, alfabetização de jovens e adultos, e a valorização da diversidade cultural e social, buscando integrar diferentes saberes e práticas educacionais.
As outras alternativas não correspondem às atribuições da SECADI. Por exemplo, a avaliação institucional dos cursos superiores (alternativa a) é competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras, PROUNI e ENEM (alternativa b) é realizada por outras secretarias específicas dentro do MEC.
O Plano de Ações Articuladas (PAR) (alternativa d) é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB).
A articulação do Plano Nacional de Educação (alternativa e) envolve o Conselho Nacional de Educação e outras instâncias, não sendo atribuição da SECADI.
Portanto, a alternativa correta é a letra c, que reflete a missão da SECADI em articular competências e experiências para promover a cidadania e valorizar a diversidade no âmbito educacional.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.