Para muitos pensadores contemporâneos, a Educação e o Trabalho são ações humanas indissociáveis, na medida em que, historicamente, é através do trabalho que o homem educa-se a si mesmo. Para Saviani, por exemplo, é através do trabalho que “o homem forma-se homem”. Assim, o trabalho se constitui como o ato humano que melhor nos caracteriza e mais nos diferencia dos outros animais. A educação escolar surge como um direito exclusivo de alguns que não precisavam trabalhar para garantir a sua própria sobrevivência, na medida em que possuíam servos, escravos, súditos ou operários que os sustentavam com seus trabalhos. Entretanto, após as Revoluções Industriais, começaram a surgir em crescente escala escolas voltadas às massas de trabalhadores. Esta educação escolar, no entanto, em muito se diferenciava de sua predecessora, que se voltava às elites, na medida em que:
✂️ a) passou a desassociar a Educação do Trabalho, eliminando a causalidade entre os dois processos sociais; ✂️ b) buscava uma democratização da sociedade e uma maior distribuição de suas riquezas; ✂️ c) tinha como objetivo a formação de um operário revolucionário e consciente de seus direitos de classe; ✂️ d) era uma educação escolar orientada e dirigida pelo povo e, por tanto, se ocupava sobretudo com o desenvolvimento da cultura popular; ✂️ e) buscava responder às novas demandas da indústria por formação de mão de obra.