De acordo com o PARECER CNE/CEB nº 17/01, no que diz respeito à construção da inclusão ...
Responda: De acordo com o PARECER CNE/CEB nº 17/01, no que diz respeito à construção da inclusão na área educacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que aprese...
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
O PARECER CNE/CEB nº 17/01 aborda a construção da inclusão na área educacional. Vamos analisar cada afirmação:
( ) A educação especial insere-se tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, bem como na interação com outras modalidades da educação escolar, como a educação profissional e a educação indígena, sendo excluída desse ramo apenas a Educação de Jovens e Adultos.
- Falso. A Educação Especial não se restringe apenas à Educação Básica e Superior, mas também abrange a Educação de Jovens e Adultos.
( ) A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino consiste, exclusivamente, na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, sempre respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.
- Falso. A inclusão vai além da permanência física, envolvendo adaptações curriculares, formação de professores, acessibilidade, entre outros aspectos.
( ) O respeito e a valorização da diversidade dos alunos exigem que a escola defina sua responsabilidade no estabelecimento de relações que possibilitem a criação de espaços inclusivos, bem como procure superar a produção, pela própria escola, de necessidades especiais.
- Verdadeiro. A escola deve criar espaços inclusivos e evitar a produção de necessidades especiais.
( ) Não é o aluno que se amolda ou se adapta à escola, mas é ela que, consciente de sua função, coloca-se à disposição do aluno, tornando-se um espaço inclusivo. Nesse contexto, a educação especial é concebida para possibilitar que o aluno com necessidades educacionais especiais atinja os objetivos da educação geral.
- Verdadeiro. A escola deve se adaptar para atender às necessidades dos alunos, tornando-se inclusiva.
Portanto, a sequência correta é: F/ F/ V/ V, correspondente à alternativa c).
O PARECER CNE/CEB nº 17/01 aborda a construção da inclusão na área educacional. Vamos analisar cada afirmação:
( ) A educação especial insere-se tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, bem como na interação com outras modalidades da educação escolar, como a educação profissional e a educação indígena, sendo excluída desse ramo apenas a Educação de Jovens e Adultos.
- Falso. A Educação Especial não se restringe apenas à Educação Básica e Superior, mas também abrange a Educação de Jovens e Adultos.
( ) A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino consiste, exclusivamente, na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, sempre respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.
- Falso. A inclusão vai além da permanência física, envolvendo adaptações curriculares, formação de professores, acessibilidade, entre outros aspectos.
( ) O respeito e a valorização da diversidade dos alunos exigem que a escola defina sua responsabilidade no estabelecimento de relações que possibilitem a criação de espaços inclusivos, bem como procure superar a produção, pela própria escola, de necessidades especiais.
- Verdadeiro. A escola deve criar espaços inclusivos e evitar a produção de necessidades especiais.
( ) Não é o aluno que se amolda ou se adapta à escola, mas é ela que, consciente de sua função, coloca-se à disposição do aluno, tornando-se um espaço inclusivo. Nesse contexto, a educação especial é concebida para possibilitar que o aluno com necessidades educacionais especiais atinja os objetivos da educação geral.
- Verdadeiro. A escola deve se adaptar para atender às necessidades dos alunos, tornando-se inclusiva.
Portanto, a sequência correta é: F/ F/ V/ V, correspondente à alternativa c).
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