De acordo com o que preconiza o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infanti...
Responda: De acordo com o que preconiza o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil a respeito do brincar, só NÃO é correto o que se afirma em:
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
O Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (RNCEI) enfatiza que o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil, pois permite que a criança explore, experimente e construa conhecimentos de forma espontânea e significativa.
A alternativa d) apresenta uma afirmação incorreta porque diz que na instituição infantil todas as brincadeiras têm objetivos de aprendizagem explícitos, negando o espaço para brincadeiras espontâneas e destituídas de objetivos imediatos. Isso contraria o que o RNCEI preconiza, pois valoriza justamente a espontaneidade e o caráter lúdico do brincar, que não precisa estar sempre vinculado a objetivos pedagógicos formais.
As outras alternativas estão corretas e alinhadas com o RNCEI: o brincar envolve a linguagem simbólica, a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades importantes, além de favorecer habilidades motoras e a socialização, como no caso das brincadeiras de roda.
Portanto, a única alternativa que não está de acordo com o Referencial é a d), que restringe o brincar a aprendizagens com objetivos imediatos, o que não é a visão defendida pelo documento.
O Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (RNCEI) enfatiza que o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil, pois permite que a criança explore, experimente e construa conhecimentos de forma espontânea e significativa.
A alternativa d) apresenta uma afirmação incorreta porque diz que na instituição infantil todas as brincadeiras têm objetivos de aprendizagem explícitos, negando o espaço para brincadeiras espontâneas e destituídas de objetivos imediatos. Isso contraria o que o RNCEI preconiza, pois valoriza justamente a espontaneidade e o caráter lúdico do brincar, que não precisa estar sempre vinculado a objetivos pedagógicos formais.
As outras alternativas estão corretas e alinhadas com o RNCEI: o brincar envolve a linguagem simbólica, a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades importantes, além de favorecer habilidades motoras e a socialização, como no caso das brincadeiras de roda.
Portanto, a única alternativa que não está de acordo com o Referencial é a d), que restringe o brincar a aprendizagens com objetivos imediatos, o que não é a visão defendida pelo documento.
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