Planejar não é preencher formulários, mas é um ato consciente de previsão das...

Planejar não é preencher formulários, mas é um ato consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas e tendo como referencial as situações didáticas concretas....


Planejar não é preencher formulários, mas é um ato consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas e tendo como referencial as situações didáticas concretas.

Dessa forma, são funções do planejamento, EXCETO

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Camila Duarte
    Camila Duarte
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    O planejamento educacional é uma etapa fundamental para o sucesso das ações docentes, pois permite organizar e estruturar as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Dentre as funções do planejamento, podemos destacar:

    a) Expressar vínculo entre posicionamento filosófico, político e profissional e as ações afetivas: Esta função do planejamento está relacionada à reflexão sobre os valores, crenças e princípios que norteiam a prática educativa, garantindo coerência entre teoria e prática.

    b) Prever objetivos, conteúdos, métodos, considerando as exigências da realidade social: Essa função envolve a definição de objetivos claros, escolha dos conteúdos a serem trabalhados e seleção dos métodos mais adequados para alcançar os resultados esperados, levando em consideração o contexto social em que os alunos estão inseridos.

    c) Guiar de forma rígida e absoluta o processo de ensino: Esta afirmativa está incorreta. O planejamento educacional não deve ser rígido e absoluto, mas sim flexível e adaptável às necessidades e características dos alunos, permitindo ajustes e mudanças conforme a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

    d) Assegurar unidade e coerência do trabalho docente: Essa função visa garantir que todas as ações realizadas em sala de aula estejam alinhadas com os objetivos propostos, promovendo a integração e consistência do trabalho pedagógico.

    Portanto, a função do planejamento educacional que não condiz com a prática pedagógica é a letra c) "Guiar de forma rígida e absoluta o processo de ensino".
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.