Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:
✂️ a) Adequados ao tipo de conduta e de habilidade avaliados, tais como: informação, compreensão, análise, síntese, aplicação etc. ✂️ b) Adequados aos conteúdos essenciais planejados e, de fato, realizados no processo de ensino, pois necessita explorar todos os conteúdos considerados essenciais numa determinada unidade de ensino-aprendizagem. ✂️ c) Adequados quando utilizados como recursos de controle disciplinar e, ainda, utilizados como instrumento de avaliação junto aos educandos como um recurso de coletar dados sobre suas condutas aprendidas e/ou como recurso de disciplinamento externo e aversivo. ✂️ d) Adequados quando utilizados os dados coletados e necessários ao processo de avaliação em curso sem distorcer a realidade, oferecendo base correta para a qualificação do objeto da avaliação e, consequentemente, conduzindo a uma decisão assertiva dos rumos a tomar sobre o resultado da avaliação. ✂️ e) Adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação, importando que o educando compreenda exatamente o que se está pedindo. Devem ser adequados ao processo de aprendizagem do educando, pois um instrumento não deve dificultar a aprendizagem do educando, mas, ao contrário, servir-lhe de reforço do que já aprendeu.