Referindo-se às concepções de supervisão educacional, presentes na história recente ...
Responda: Referindo-se às concepções de supervisão educacional, presentes na história recente da educação brasileira, Rangel (1999) afirma: "Quando se sonha, traduz-se o que se quer, o que se ...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Neste texto, a autora faz referência a um movimento de negação da supervisão educacional que ocorreu no Brasil durante os anos 80. Vamos analisar cada uma das afirmativas:
I - A introdução da supervisão educacional realmente trouxe para o interior da escola a divisão social do trabalho, o que pode ter gerado conflitos de poder. Portanto, a afirmativa I é verdadeira.
II - A função da supervisão educacional naquele contexto era, de fato, predominantemente tecnicista e controladora, o que pode ter contribuído para a negação desse papel. Logo, a afirmativa II é verdadeira.
III - Os supervisores não terem formação adequada à função que exerciam, por não ser exigido o curso de Pedagogia, pode ter sido um dos motivos para a negação da supervisão educacional. Portanto, a afirmativa III é falsa.
IV - A supervisão educacional desvalorizar o trabalho do professor por estar comprometida com a estrutura do poder burocratizado também pode ter sido um dos motivos para a negação desse papel. Assim, a afirmativa IV é verdadeira.
V - A supervisão educacional não ser uma função prevista na legislação do ensino na época pode ter contribuído para a sua negação. Portanto, a afirmativa V é verdadeira.
Portanto, as afirmativas falsas são a III e V, sendo a resposta correta a letra b).
Neste texto, a autora faz referência a um movimento de negação da supervisão educacional que ocorreu no Brasil durante os anos 80. Vamos analisar cada uma das afirmativas:
I - A introdução da supervisão educacional realmente trouxe para o interior da escola a divisão social do trabalho, o que pode ter gerado conflitos de poder. Portanto, a afirmativa I é verdadeira.
II - A função da supervisão educacional naquele contexto era, de fato, predominantemente tecnicista e controladora, o que pode ter contribuído para a negação desse papel. Logo, a afirmativa II é verdadeira.
III - Os supervisores não terem formação adequada à função que exerciam, por não ser exigido o curso de Pedagogia, pode ter sido um dos motivos para a negação da supervisão educacional. Portanto, a afirmativa III é falsa.
IV - A supervisão educacional desvalorizar o trabalho do professor por estar comprometida com a estrutura do poder burocratizado também pode ter sido um dos motivos para a negação desse papel. Assim, a afirmativa IV é verdadeira.
V - A supervisão educacional não ser uma função prevista na legislação do ensino na época pode ter contribuído para a sua negação. Portanto, a afirmativa V é verdadeira.
Portanto, as afirmativas falsas são a III e V, sendo a resposta correta a letra b).
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