Questões Pedagogia Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Qua...

Responda: Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, ...


Q322009 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: ? Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro".

 Assim ficara sabendo que não era ninguém... As ideias contidas no conto de Rubem Braga nos alerta, numa concepção crítica de educação, que

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O conto de Rubem Braga ilustra uma reflexão sobre como certas profissões ou indivíduos são percebidos como 'invisíveis' ou menos importantes socialmente. A expressão 'não é ninguém, é o padeiro' sugere que o padeiro, apesar de sua função essencial, é visto como alguém sem importância significativa.

Essa narrativa pode ser extrapolada para o contexto educacional, onde frequentemente ocorre uma divisão entre os que são considerados importantes ou dignos de atenção ('os que ficam dentro') e aqueles que são marginalizados ou ignorados ('os que ficam fora').

A alternativa 'a' corretamente identifica que o conto alerta para a questão da identidade e diferença dentro de contextos sociais como a escola, onde essas distinções podem levar à aceitação ou discriminação de indivíduos. Isso reflete uma crítica à forma como as instituições educacionais podem perpetuar desigualdades sociais ao invés de combatê-las.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.