A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contex...
Responda: A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educ...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão aborda equívocos comuns entre professores sobre a avaliação da aprendizagem, conforme Fernandes e Freitas. O enunciado apresenta três afirmativas, e o objetivo é identificar quais delas representam esses equívocos.
A afirmativa I diz que para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. Isso é um equívoco porque a avaliação deve refletir fielmente o desempenho do aluno, mesmo que isso implique reprovações. Negar a atribuição de notas verdadeiras para evitar reprovações compromete a função da avaliação.
A afirmativa II afirma que a avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. Essa afirmativa não é um equívoco, pois a avaliação é parte integrante do processo educativo e deve ocorrer dentro da organização escolar, respeitando seus princípios e estrutura. Portanto, essa afirmativa não representa um erro comum.
A afirmativa III diz que o maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas, garante a qualidade do ensino. Isso também é um equívoco porque a qualidade do ensino não se mede apenas pelo índice de reprovação. Avaliações rigorosas podem ser necessárias, mas o objetivo é promover a aprendizagem, não simplesmente reprovar mais alunos.
Assim, os equívocos comuns são as afirmativas I e III, que refletem entendimentos errados sobre a avaliação, enquanto a II está correta. Portanto, a alternativa correta é a letra a).
Checagem dupla: Revisando, a afirmativa II não é um equívoco, pois a avaliação deve estar integrada à organização escolar. As afirmativas I e III são realmente equívocos comuns, confirmando a resposta a).
A questão aborda equívocos comuns entre professores sobre a avaliação da aprendizagem, conforme Fernandes e Freitas. O enunciado apresenta três afirmativas, e o objetivo é identificar quais delas representam esses equívocos.
A afirmativa I diz que para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. Isso é um equívoco porque a avaliação deve refletir fielmente o desempenho do aluno, mesmo que isso implique reprovações. Negar a atribuição de notas verdadeiras para evitar reprovações compromete a função da avaliação.
A afirmativa II afirma que a avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. Essa afirmativa não é um equívoco, pois a avaliação é parte integrante do processo educativo e deve ocorrer dentro da organização escolar, respeitando seus princípios e estrutura. Portanto, essa afirmativa não representa um erro comum.
A afirmativa III diz que o maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas, garante a qualidade do ensino. Isso também é um equívoco porque a qualidade do ensino não se mede apenas pelo índice de reprovação. Avaliações rigorosas podem ser necessárias, mas o objetivo é promover a aprendizagem, não simplesmente reprovar mais alunos.
Assim, os equívocos comuns são as afirmativas I e III, que refletem entendimentos errados sobre a avaliação, enquanto a II está correta. Portanto, a alternativa correta é a letra a).
Checagem dupla: Revisando, a afirmativa II não é um equívoco, pois a avaliação deve estar integrada à organização escolar. As afirmativas I e III são realmente equívocos comuns, confirmando a resposta a).
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