Questões Pedagogia

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contex...

Responda: A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educ...


1Q325298 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.

Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A questão aborda equívocos comuns entre professores sobre a avaliação da aprendizagem, conforme Fernandes e Freitas. O enunciado apresenta três afirmativas, e o objetivo é identificar quais delas representam esses equívocos.

A afirmativa I diz que para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. Isso é um equívoco porque a avaliação deve refletir fielmente o desempenho do aluno, mesmo que isso implique reprovações. Negar a atribuição de notas verdadeiras para evitar reprovações compromete a função da avaliação.

A afirmativa II afirma que a avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. Essa afirmativa não é um equívoco, pois a avaliação é parte integrante do processo educativo e deve ocorrer dentro da organização escolar, respeitando seus princípios e estrutura. Portanto, essa afirmativa não representa um erro comum.

A afirmativa III diz que o maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas, garante a qualidade do ensino. Isso também é um equívoco porque a qualidade do ensino não se mede apenas pelo índice de reprovação. Avaliações rigorosas podem ser necessárias, mas o objetivo é promover a aprendizagem, não simplesmente reprovar mais alunos.

Assim, os equívocos comuns são as afirmativas I e III, que refletem entendimentos errados sobre a avaliação, enquanto a II está correta. Portanto, a alternativa correta é a letra a).

Checagem dupla: Revisando, a afirmativa II não é um equívoco, pois a avaliação deve estar integrada à organização escolar. As afirmativas I e III são realmente equívocos comuns, confirmando a resposta a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.