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A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 estabelece que os ...

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1Q34808 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 estabelece que os objetivos do ensino de 1º grau são destinados à formação da criança e do pré-adolescente, variando o conteúdo e método perfazendo as fases do desenvolvimento dos alunos. Se as escolas realmente trabalhassem no sentido de alcançar os objetivos legais deveriam pautar-se numa prática que priorizasse as noções de que

I- a criança é capaz de superar espontaneamente as ações egocêntricas, o pré-adolescente não, e aceitar e elaborar normas.
II- a criança é capaz de debater os princípios que norteiam as normas na escola, enquanto o adolescente, nega a aceitação da norma sem questioná-la.
III- à criança deve ser oferecida meios de manipulação e transformação de objetos, enquanto ao pré-adolescente podem ser oferecidas oportunidades de participação em discussões teóricas.
IV- a criança que se encontra na fase das operações concretas precisa ser motivada, enquanto o pré-adolescente já domina o desenvolvimento hipotético dedutivo.
V- a criança só entende aquilo que lhe é proposto através de atividades práticas, enquanto o pré-adolescente já compreende conceitos e noções abstratas.

Está correto apenas o que se afirma em:
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Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A questão aborda os objetivos do ensino de 1º grau conforme estabelecido pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. A Lei enfatiza a necessidade de adequar o conteúdo e o método às fases de desenvolvimento dos alunos, o que inclui considerações sobre as capacidades cognitivas e sociais de crianças e pré-adolescentes.

As afirmações III, IV e V são corretas e estão alinhadas com os princípios da psicologia do desenvolvimento. A afirmação III destaca a importância de atividades práticas para crianças e discussões teóricas para pré-adolescentes, refletindo a transição de operações concretas para operações formais. A afirmação IV aborda a motivação necessária para crianças em fase de operações concretas e o domínio do pensamento hipotético-dedutivo por pré-adolescentes. A afirmação V diferencia o entendimento de conceitos através de atividades práticas para crianças e a capacidade de compreender conceitos abstratos por pré-adolescentes.

As afirmações I e II contêm generalizações e suposições sobre a capacidade de crianças e pré-adolescentes que não são universalmente aceitas ou apoiadas pela pesquisa em desenvolvimento cognitivo e psicologia educacional, tornando-as inadequadas.
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