Em Educação Profissional no Brasil, Silvia Maria Manfredi (2002) aponta que as visões e representações sobre o trabalho, as profissões e sobre sua relação com a escolarização são muito variadas. Para a autora, as relações entre trabalho e escola expressam visões ambíguas e idealizadas, que retratam um reducionismo de processos históricos complexos.
Tendo em vista a retomada histórica e as reflexões que a autora faz sobre essa relação, é CORRETO afirmar que:
a) Historicamente, a constituição da instituição escolar esteve vinculada à formação para o trabalho, especialmente destinada aos jovens das camadas mais populares.
b) A natureza, os tipos de trabalho e as condições de emprego dependem mais dos processos educativos do que de mecanismos estruturais como organização da produção e mercado de trabalho.
c) A Educação Profissional, enquanto prática social, é uma realidade condicionada e determinada, e não condicionante de qualificação social para o trabalho e emprego.
d) Nas sociedades industriais modernas o trabalho assalariado é a modalidade corrente e o grupo de trabalhadores que troca sua capacidade de trabalho por um salário é atualmente amplo e homogêneo.
e) As representações sobre a correlação entre escolaridade, trabalho e profissão que povoam o imaginário popular espelham de modo nítido as ligações existentes entre as estruturas, os processos e os interesses dos sujeitos sociais envolvidos.