A complexidade das formas de vida e da organização social na contemporaneidade incide diretamente na necessidade de repensar o trabalho pedagógico da escola e de produzir currículos mais articulados às demandas sociais emergentes. Nesta perspectiva pode-se afirmar que:
a) A multidisciplinaridade é a forma mais eficaz de realizar um trabalho educativo de qualidade, pois representa o nível em que a interação entre várias disciplinas pressupõe uma convergência, uma complementaridade, levando a um enriquecimento mútuo.
b) A transdisciplinaridade propõe o trabalho a partir de um único tema para todas as áreas, assim, várias disciplinas analisam um dado objeto sem que haja ligação necessária entre essas abordagens disciplinares. O que se faz é por em paralelo diferentes maneiras de enfocar um tema, que são coordenadas com vistas ao conhecimento global de uma determinada matéria.
c) A interdisciplinaridade é a opção mais acertada de organização curricular, pois considera as especificidades de cada área de conhecimento e propõe a justaposição das disciplinas como estratégia para a aquisição do saber.
d) Quando o currículo é organizado por disciplinas a aprendizagem é facilitada, pois o conhecimento ensinado de forma fragmentada garante que sejam assimiladas as noções básicas de cada área do conhecimento.
e) A interdisciplinaridade possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade em um processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis. Assim, professor e aluno estabelecem diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.