A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, Institui as Diretrizes Nacionais para a Ed...
Responda: A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial naEducação Básica. Este documento apresenta o que caracteriza um estudante como sujeito com ne...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, define claramente quem são os estudantes com necessidades educacionais especiais.
A afirmativa I fala sobre dificuldades acentuadas na alfabetização e limitações no desenvolvimento da linguagem que prejudiquem a socialização e interação. Embora isso possa indicar uma necessidade especial, a resolução enfatiza mais as dificuldades que demandam adaptações específicas, e não apenas dificuldades comuns na alfabetização.
A afirmativa II aborda dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas, que exigem o uso de linguagens e códigos específicos. Isso está alinhado com o conceito de necessidades educacionais especiais, pois envolve adaptações para garantir a inclusão.
A afirmativa III menciona dificuldade de raciocínio lógico e capacidade de abstração, com prejuízo nas rotas fonológicas e memória de curto prazo. Isso não está diretamente contemplado nas diretrizes como critério para necessidades educacionais especiais, pois essas dificuldades podem estar relacionadas a outros fatores e não necessariamente indicam uma necessidade especial conforme a resolução.
A afirmativa IV trata das altas habilidades/superdotação, que também são consideradas necessidades educacionais especiais, pois esses estudantes demandam atendimento educacional especializado para desenvolver seu potencial.
Portanto, apenas as afirmativas II e IV estão corretas conforme a Resolução nº 2/2001, justificando a alternativa d como correta.
Checagem dupla confirma que a resolução inclui tanto dificuldades específicas de comunicação (II) quanto altas habilidades/superdotação (IV) como necessidades educacionais especiais, enquanto as demais afirmativas não correspondem exatamente ao que está previsto no documento.
A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, define claramente quem são os estudantes com necessidades educacionais especiais.
A afirmativa I fala sobre dificuldades acentuadas na alfabetização e limitações no desenvolvimento da linguagem que prejudiquem a socialização e interação. Embora isso possa indicar uma necessidade especial, a resolução enfatiza mais as dificuldades que demandam adaptações específicas, e não apenas dificuldades comuns na alfabetização.
A afirmativa II aborda dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas, que exigem o uso de linguagens e códigos específicos. Isso está alinhado com o conceito de necessidades educacionais especiais, pois envolve adaptações para garantir a inclusão.
A afirmativa III menciona dificuldade de raciocínio lógico e capacidade de abstração, com prejuízo nas rotas fonológicas e memória de curto prazo. Isso não está diretamente contemplado nas diretrizes como critério para necessidades educacionais especiais, pois essas dificuldades podem estar relacionadas a outros fatores e não necessariamente indicam uma necessidade especial conforme a resolução.
A afirmativa IV trata das altas habilidades/superdotação, que também são consideradas necessidades educacionais especiais, pois esses estudantes demandam atendimento educacional especializado para desenvolver seu potencial.
Portanto, apenas as afirmativas II e IV estão corretas conforme a Resolução nº 2/2001, justificando a alternativa d como correta.
Checagem dupla confirma que a resolução inclui tanto dificuldades específicas de comunicação (II) quanto altas habilidades/superdotação (IV) como necessidades educacionais especiais, enquanto as demais afirmativas não correspondem exatamente ao que está previsto no documento.
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