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A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, Institui as Diretrizes Nacionais para a Ed...

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1Q38586 | Pedagogia, Professor, IFSP

A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Este documento apresenta o que caracteriza um estudante como sujeito com necessidades educacionais especiais.
Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:

I - dificuldades acentuadas na alfabetização durante a educação infantil ou limitações no processo de desenvolvimento de aquisição da linguagem escrita ou falada e que prejudique o processo de socialização e interação.
II – dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
III – dificuldade de raciocínio lógico e capacidade de abstração acentuada no qual observam que as rotas fonológicas e a memória de curto prazo são prejudicadas.
IV - altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

Estão corretas apenas as afirmativas:
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💬 Comentários

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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, define claramente quem são os estudantes com necessidades educacionais especiais.

A afirmativa I fala sobre dificuldades acentuadas na alfabetização e limitações no desenvolvimento da linguagem que prejudiquem a socialização e interação. Embora isso possa indicar uma necessidade especial, a resolução enfatiza mais as dificuldades que demandam adaptações específicas, e não apenas dificuldades comuns na alfabetização.

A afirmativa II aborda dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas, que exigem o uso de linguagens e códigos específicos. Isso está alinhado com o conceito de necessidades educacionais especiais, pois envolve adaptações para garantir a inclusão.

A afirmativa III menciona dificuldade de raciocínio lógico e capacidade de abstração, com prejuízo nas rotas fonológicas e memória de curto prazo. Isso não está diretamente contemplado nas diretrizes como critério para necessidades educacionais especiais, pois essas dificuldades podem estar relacionadas a outros fatores e não necessariamente indicam uma necessidade especial conforme a resolução.

A afirmativa IV trata das altas habilidades/superdotação, que também são consideradas necessidades educacionais especiais, pois esses estudantes demandam atendimento educacional especializado para desenvolver seu potencial.

Portanto, apenas as afirmativas II e IV estão corretas conforme a Resolução nº 2/2001, justificando a alternativa d como correta.

Checagem dupla confirma que a resolução inclui tanto dificuldades específicas de comunicação (II) quanto altas habilidades/superdotação (IV) como necessidades educacionais especiais, enquanto as demais afirmativas não correspondem exatamente ao que está previsto no documento.
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