A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da ...
Responda: A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor r...
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Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um processo coletivo e democrático, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), especialmente no artigo 12 da Lei 9.394/1996. O PPP deve ser construído com a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, refletindo as necessidades e características locais.
A afirmativa I, que sugere adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos, contraria o princípio da gestão democrática, pois retira a participação da comunidade escolar na construção do documento. Portanto, essa afirmativa é contrária ao caráter proposto pela legislação.
A afirmativa II, que propõe convidar representantes de todos os setores da escola para a elaboração do documento, está alinhada com a gestão democrática e a participação coletiva, sendo, portanto, correta e não contrária ao caráter do PPP.
A afirmativa III, que indica desconsiderar os conflitos de ideias durante os debates, também é contrária ao caráter democrático do PPP. O processo de construção do projeto deve contemplar o diálogo e o enfrentamento de divergências para que haja um consenso ou uma construção coletiva legítima.
Assim, as afirmativas contrárias ao caráter proposto para o PPP são I e III, o que confirma o gabarito oficial b).
Checagem dupla: Reanalisando, a afirmativa II é positiva e necessária para a gestão democrática, enquanto I e III vão contra esse princípio. Portanto, a resposta correta permanece b).
A elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um processo coletivo e democrático, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), especialmente no artigo 12 da Lei 9.394/1996. O PPP deve ser construído com a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, refletindo as necessidades e características locais.
A afirmativa I, que sugere adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos, contraria o princípio da gestão democrática, pois retira a participação da comunidade escolar na construção do documento. Portanto, essa afirmativa é contrária ao caráter proposto pela legislação.
A afirmativa II, que propõe convidar representantes de todos os setores da escola para a elaboração do documento, está alinhada com a gestão democrática e a participação coletiva, sendo, portanto, correta e não contrária ao caráter do PPP.
A afirmativa III, que indica desconsiderar os conflitos de ideias durante os debates, também é contrária ao caráter democrático do PPP. O processo de construção do projeto deve contemplar o diálogo e o enfrentamento de divergências para que haja um consenso ou uma construção coletiva legítima.
Assim, as afirmativas contrárias ao caráter proposto para o PPP são I e III, o que confirma o gabarito oficial b).
Checagem dupla: Reanalisando, a afirmativa II é positiva e necessária para a gestão democrática, enquanto I e III vão contra esse princípio. Portanto, a resposta correta permanece b).
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