Ao final da Educação Básica, o aluno deve estar em condições de usar a linguage...
Responda: Ao final da Educação Básica, o aluno deve estar em condições de usar a linguagem oral e escrita em situações públicas de interlocução (assembleias, palestras, seminários de caráter político...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A afirmativa I está correta porque interpretar e produzir textos de um determinado gênero realmente envolvem diferentes níveis de habilidade. Isso significa que a complexidade pode variar conforme o gênero textual e a tarefa específica, o que é uma observação importante para o ensino de Língua Portuguesa.
A afirmativa II também está correta. É comum que um aluno consiga ler e compreender um texto, como uma reportagem, mas ainda não tenha desenvolvido a habilidade para produzir um texto desse gênero. Isso mostra que as competências de leitura e produção textual podem se desenvolver em ritmos diferentes.
Já a afirmativa III está incorreta. A leitura e a produção textual não são necessariamente equivalentes nem caminham sempre de forma sincronizada. A simultaneidade dessas competências não é um critério obrigatório para a seleção de atividades, pois um aluno pode apresentar maior habilidade em uma delas em determinado momento do aprendizado.
Portanto, as afirmativas corretas são I e II, o que corresponde à alternativa c.
Fazendo uma segunda análise, reforça-se que a leitura e a produção textual são habilidades relacionadas, mas independentes em seu desenvolvimento, o que invalida a afirmativa III. Assim, a alternativa c é a mais adequada e está de acordo com o gabarito oficial.
A afirmativa I está correta porque interpretar e produzir textos de um determinado gênero realmente envolvem diferentes níveis de habilidade. Isso significa que a complexidade pode variar conforme o gênero textual e a tarefa específica, o que é uma observação importante para o ensino de Língua Portuguesa.
A afirmativa II também está correta. É comum que um aluno consiga ler e compreender um texto, como uma reportagem, mas ainda não tenha desenvolvido a habilidade para produzir um texto desse gênero. Isso mostra que as competências de leitura e produção textual podem se desenvolver em ritmos diferentes.
Já a afirmativa III está incorreta. A leitura e a produção textual não são necessariamente equivalentes nem caminham sempre de forma sincronizada. A simultaneidade dessas competências não é um critério obrigatório para a seleção de atividades, pois um aluno pode apresentar maior habilidade em uma delas em determinado momento do aprendizado.
Portanto, as afirmativas corretas são I e II, o que corresponde à alternativa c.
Fazendo uma segunda análise, reforça-se que a leitura e a produção textual são habilidades relacionadas, mas independentes em seu desenvolvimento, o que invalida a afirmativa III. Assim, a alternativa c é a mais adequada e está de acordo com o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários