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Para Vygotsky, as crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los;...

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1Q53311 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Para Vygotsky, as crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los, antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação. Nesse instante a fala dirige, determina e domina o curso da ação; surge, então:
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💬 Comentários

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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão aborda a teoria de Vygotsky sobre o desenvolvimento da fala e sua relação com a ação nas crianças. Inicialmente, a fala acompanha a ação, ou seja, a criança nomeia o desenho somente após completá-lo, indicando que a fala é dominada pela atividade.
Com o amadurecimento, a fala passa a anteceder a ação, o que significa que a criança planeja verbalmente o que vai fazer antes de executar. Essa mudança representa uma nova função da fala: ela deixa de ser apenas reflexo da ação e passa a ser um instrumento que a dirige e controla.
Essa nova função é chamada por Vygotsky de função planejadora da fala, que permite à criança organizar suas ações e pensamentos antes de realizá-los. Portanto, a fala não é apenas um meio de comunicação, mas também uma ferramenta para o planejamento e controle das atividades.
As outras alternativas não correspondem exatamente a essa mudança específica descrita por Vygotsky. A alternativa a) fala sobre linguagem amadurecida para descrever e narrar, o que é um estágio posterior. A alternativa c) trata da aquisição da língua materna e sintaxe, que ocorre antes dessa função planejadora. A alternativa d) menciona o desenvolvimento da oralidade em modalidades diversas, que não é o foco da questão. A alternativa e) refere-se ao movimento dialógico e socialização, que também não corresponde à função planejadora da fala.
Portanto, a alternativa b) é a correta, pois identifica corretamente a função planejadora da fala como a nova relação entre palavra e ação que surge quando a fala passa a dirigir a ação.
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