Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Medida Socioeducativa de Internação

Em 15 de abril de 2019, Ricardo, com 17 anos de idade, praticou ato infracional análogo...

Responda: Em 15 de abril de 2019, Ricardo, com 17 anos de idade, praticou ato infracional análogo ao crime de roubo. O Ministério Público ofereceu representação contra Ricardo quando ele já estava com 18 ano...


Q56022 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Medida Socioeducativa de Internação, CESPE CEBRASPE

Em 15 de abril de 2019, Ricardo, com 17 anos de idade, praticou ato infracional análogo ao crime de roubo. O Ministério Público ofereceu representação contra Ricardo quando ele já estava com 18 anos de idade. Ao final do procedimento judicial, o magistrado aplicou a Ricardo, então com 18 anos de idade, a medida socioeducativa de internação. Por ocasião de reavaliação da medida, foi concedida a Ricardo a progressão para o regime de semiliberdade. Durante o cumprimento da medida em regime de semiliberdade, foi prolatada nova sentença, aplicando a Ricardo, agora com 19 anos de idade, medida de internação em razão da prática, em 15 de março de 2019, de ato infracional análogo ao crime de homicídio. 

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, de acordo com a legislação pertinente e com a jurisprudência dos tribunais superiores. 

O magistrado não poderia ter aplicado a Ricardo a medida socioeducativa de internação pela prática do ato infracional análogo ao crime de roubo, porque, de acordo com jurisprudência do STJ, a superveniência da maioridade penal impede a apuração e a aplicação de medida socioeducativa. 

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 2º, a medida socioeducativa de internação pode ser aplicada a adolescentes entre 12 e 18 anos de idade, desde que tenham cometido ato infracional. Portanto, mesmo que o adolescente atinja a maioridade penal durante o processo, ele ainda pode ser submetido à medida socioeducativa de internação, desde que o ato infracional tenha sido cometido quando ele ainda era menor de idade.

Dessa forma, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não impede a aplicação da medida socioeducativa de internação em razão da superveniência da maioridade penal, desde que o ato infracional tenha sido praticado quando o indivíduo ainda era menor de idade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.