A escola cidadã deve combater quaisquer processos de bullying e de discriminações. Para que seja bem sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a
a) incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a riqueza da diversidade, incluindo a sexual, clarificando o sentido do bullying e os passos a serem tomados pela escola para coibi-lo.
b) incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a importância dos valores culturais da humanidade, de maneira a coibir orientações sexuais, religiosas e culturais que se afastem das normas universais instituídas.
c) promover atividades curriculares que não toquem no assunto da discriminação contra identidades plurais, não incentivando preconceitos, brincadeiras de mau gosto e bullying.
d) apresentar à comunidade escolar nomes de profissionais que possam conversar com alunos que praticam e sofrem o bullying, para resolver na escola assuntos não curriculares.
e) esclarecer que piadas e brincadeiras sobre diferenças físicas, psicológicas e de orientação sexual, apesar de naturais, não devem ser aceitas na vida social, especialmente no ambiente escolar.