Questões Direito Penal Prescrição Conceito e Modalidades

Um indivíduo de dezenove anos de idade, livre, consciente e capaz, dirigiu-se a uma joa...

Responda: Um indivíduo de dezenove anos de idade, livre, consciente e capaz, dirigiu-se a uma joalheria com a intenção de praticar furto. Na loja, passou-se por cliente e pediu a uma vendedora para ver algum...


1Q62364 | Direito Penal, Prescrição Conceito e Modalidades

Um indivíduo de dezenove anos de idade, livre, consciente e capaz, dirigiu-se a uma joalheria com a intenção de praticar furto. Na loja, passou-se por cliente e pediu a uma vendedora para ver algumas peças. Enquanto via as joias, aproveitando-se de um descuido da vendedora, o indivíduo colocou um colar de ouro em seu bolso e, em seguida, saiu da loja, sem nada ter comprado. Trinta minutos depois, ele retornou à loja e devolveu a joia, incentivado por sua mãe. Apesar disso, o gerente, representando a joalheria, decidiu registrar boletim de ocorrência sobre o fato em uma delegacia de polícia, e o homem foi indiciado por furto simples. Após o término do inquérito policial, o Ministério Público denunciou o acusado por furto simples. A denúncia foi recebida pelo juízo competente quatro anos e seis meses depois da prática do delito, com a determinação da citação do acusado.

Nesse caso, é possível o reconhecimento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

O caso apresentado descreve uma situação em que um indivíduo cometeu o crime de furto, conforme descrito no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, ao subtrair um colar de ouro de uma joalheria. O crime foi consumado quando ele saiu da loja com a joia, sem a intenção de pagar por ela.

O retorno do indivíduo para devolver a joia, mesmo sendo um ato de arrependimento, não configura o arrependimento eficaz, pois o crime já havia sido consumado. O arrependimento eficaz, previsto no artigo 15 do Código Penal, ocorre antes de o crime se consumar, o que não foi o caso.

A prescrição da pretensão punitiva, mencionada na alternativa correta, refere-se ao prazo em que o Estado pode iniciar ou continuar a ação penal contra o acusado. De acordo com o artigo 109 do Código Penal, o prazo prescricional para o crime de furto simples (pena máxima de 4 anos) é de 8 anos. No entanto, esse prazo pode ser reduzido pela metade se o acusado for menor de 21 anos na data do fato, como é o caso aqui. Assim, o prazo prescricional seria de 4 anos, e a denúncia foi recebida após 4 anos e 6 meses, ultrapassando o prazo prescricional.

Portanto, a alternativa correta é a 'c', prescrição da pretensão punitiva, pois o prazo para a persecução penal expirou antes do recebimento da denúncia pelo juízo competente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.