Questões Administração Pública

Um prefeito recém-eleito, com ampla experiência na ár...

Responda: Um prefeito recém-eleito, com ampla experiência na área privada, mas com pouca experiência no setor público, propôs à sua equipe de Secretários e Assessores a cria...


1Q682240 | Administração Pública, Técnico de Controle Administrativo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP, 2019

Um prefeito recém-eleito, com ampla experiência na área privada, mas com pouca experiência no setor público, propôs à sua equipe de Secretários e Assessores a criação de um serviço de atendimento ao cidadão, bairro a bairro, 24 horas por dia. Parte da equipe questionou os custos desse serviço, o retorno esperado, bem como a necessidade concreta da proposta apresentada pelo prefeito, dada a baixa demanda da população durante a madrugada. Para sustentar o argumento contrário à ideia, um dos assessores utilizou corretamente o princípio constitucional da Administração Pública descrito na seguinte alternativa: 
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Jair Sales
Por Jair Sales em 31/12/1969 21:00:00
A ,gabarito com erro
O princípio da eficácia na Administração Pública diz respeito à capacidade de se alcançar os resultados esperados de forma efetiva e com qualidade, e no caso apresentado, a proposta do prefeito de criar um serviço de atendimento 24 horas por dia pode ser questionada em relação à sua eficácia, uma vez que pode gerar ociosidade e um custo desnecessário, já que há baixa demanda da população durante a madrugada. O assessor utilizou corretamente o princípio da eficácia para argumentar contra a proposta do prefeito, já que a medida pode não atingir os resultados esperados de forma efetiva e com qualidade.






Lucas Dutra
Por Lucas Dutra em 31/12/1969 21:00:00
O Gabarito está correto, a resposta é B.

"Parte da equipe questionou os custos desse serviço, o retorno esperado, bem como a necessidade concreta da proposta apresentada pelo prefeito, dada a baixa demanda da população durante a madrugada."

O Argumento usado fala de custo e o retorno, ou seja remete ao custo-benefício que é a eficiência.

Além do mais o texto da alternativa A está errado:
a) Eficácia, na medida em que o horário imaginado de atendimento geraria ociosidade e, portanto, um custo desnecessário e um serviço com baixa demanda.

Eficácia se trata apenas de alcançar o resultado, o custo é irrelevante, poderia custar 1 milhão ou 2 mil, continuaria sendo igualmente eficaz, desde que alcançasse o resultado desejado.


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