Uma atitude que comporta de forma mais ou menos estável um conjunto organizado de crenças, opiniões e conhecimentos dotados de uma carga afetiva a favor ou contra um objeto definido (nesse caso a própria pessoa), orientando quem a possui a agir ou se comportar em relação a esse objeto de forma consistente e coerente, relaciona-se ao conceito definido por Maia (et al, 2014) como
✂️ a) autonomia, que se refere à capacidade de se auto determinar, sendo uma aptidão para gerir sua própria vida, se "auto governar”, valendo-se de seus próprios meios, vontades e princípios, tomando suas decisões livremente ao longo da vida, com identidade e independência.
✂️ b) "obras”, de sua própria história, construindo seus conhecimentos e levantando suas hipóteses sobre o mundo que o rodeia de modo ativo, crítico e criativo.
✂️ c) autoestima, que é uma característica do ser humano, construída a partir das construções e das reflexões que a criança vai tendo em relação ao mundo e como esse se relaciona com ela ao percorrer o trajeto de sua existência.
✂️ d) afetividade, expressa mediante demonstrações de emoções e sentimentos positivos, que configura uma atitude de aprovação ou repulsa que a criança, ao refletir sobre si e sobre o mundo, no transcurso da vida, vai ressignificando seus valores com mais propriedade e liberdade.
✂️ e) autenticidade, que envolve a capacidade de refletir sobre si mesmo e avaliar a pessoa que é, com fidedignidade e verdade, através do desenvolvimento de atitudes e valores, tornando-se capaz de lidar melhor com as mudanças e os desafios da vida.