A formação de professores para a educação infantil é (ou deveria ser) entendida como um processo permanente, que acontece
dentro e fora da escola, articulando conhecimentos formalmente estruturados e saberes adquiridos com a prática, pois, para
atuar nessa etapa de ensino, é fundamental articular a teoria e a prática no sentido de entender quem são as crianças, os modos
como elas se desenvolvem e se constituem enquanto sujeitos.
(Oresten; Vieira; 2022, p. 335.)
Sobre a profissão docente na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) Tem, na atualidade, uma visão social onde se sobressaem os estudos, a competência técnica e a carreira acadêmica, pois a
visão de uma professora afetiva, maternal não é mais presente na sociedade. ✂️ b) No Brasil foi, historicamente, constituída por concepções acerca das ideias de vocação, dom, bom senso, amor às crianças e
tantas outras que definiam que, para trabalhar com crianças pequenas, bastava ser mulher. ✂️ c) A formação de professores para a educação infantil deveria ser entendida como um processo permanente, que acontece
dentro e fora da escola, articulando conhecimentos formalmente estruturados e saberes adquiridos com a prática. ✂️ d) Envolve saberes e práticas particularizadas para esse nível escolar e trajetórias formativas diferentes das práticas dos
professores de outras etapas da educação, porque requer um olhar atento às particularidades da infância e às práticas que
articulam o educar e o cuidar.