As pessoas com surdez enfrentam inúmeros
entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados
pela falta de estímulos adequados ao seu potencial
cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural
e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da
aprendizagem.
Em relação à inclusão escolar de alunos surdos, é
importante considerar que:
✂️ a) os professores precisam conhecer e usar a
Língua de Sinais, pois a adoção dessa língua é
suficiente para escolarizar o aluno com surdez. ✂️ b) a escola comum precisa implementar ações
que tenham sentido para os alunos em geral
por meio do uso da língua de sinais. ✂️ c) os alunos com surdez precisam de ambientes
educacionais estimuladores, que desafiem o
pensamento, explorem suas capacidades, em
todos os sentidos. ✂️ d) as pessoas com surdez precisam de adaptações
no nível cognitivo para participar e interagir,
tanto na sala de aula como no Atendimento
Educacional Especializado. ✂️ e) é preciso compreender os problemas de
escolarização das pessoas com surdez ao uso
da sua língua, ampliando para os campos
sociopolíticos.