[...] se atentarmos para as questões postas pelos programas,
currículos, pelas produções didáticas e demais recursos e materiais
de ensino [...], elas giraram, principalmente, sobre quem deveriam
ser os agentes sociais privilegiados formadores da nação. Em
outras palavras, procurou-se garantir, de maneira hegemônica, a
criação de uma identidade comum, na qual os grupos étnicos
formadores da nacionalidade brasileira apresentavam-se, de
maneira harmônica e não conflituosa, como contribuidores, com
igual intensidade e nas mesmas proporções naquela nação.
NADAI, Elza. O ensino de História e a “pedagogia do cidadão” . In: PINSKY, Jaime
(org.) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2021.
A partir da discussão apresentada pelo texto e das diretrizes
curriculares expressas no Currículo de Ensino Fundamental do
Estado de Pernambuco, avalie as afirmativas:
I. No século XIX, a perspectiva positivista embasou a criação de
uma história oficial do Brasil que singularizou as experiências
etnoculturais.
II. A função pedagógica do ensino de história é demonstrar a
existência da diversidade etnocultural, desenvolvendo o senso
de cidadania e de respeito aos Direitos Humanos.
III. O Currículo de Ensino Fundamental II de Pernambuco sugere a
utilização de fontes históricas em sala de aula devido à
importância de incluir diversas narrativas sobre o passado
histórico.
IV. A perspectiva regionalista do Currículo do Estado de
Pernambuco reconhece a importância de revelar a
homogeneidade das experiências vividas pelos sujeitos
históricos ao longo do tempo.
As afirmativas em diálogo com o texto e com o Currículo do Ensino
Fundamental II do Estado de Pernambuco são:
✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) I, III e IV, apenas. ✂️ e) II, III e IV, apenas.