A educação básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direito à cidadania. É o
tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e a reconstituir a sua identidade, em meio a transformações
corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e
pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
     (Brasil, 2013, p.17.)
      O Referencial Curricular do Paraná estabelece os princípios orientadores da educação básica a serem considerados na elaboração
do currículo pelas redes de ensino e suas escolas; analise-os.
        I. A avaliação dentro de uma perspectiva somativa.     
II. A valorização da diversidade compreendendo o estudante em sua singularidade e pluralidade.
     III. A ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.
     IV. Compromisso com a formação integral, entendendo essa como fundamental para o desenvolvimento humano.
     V. A educação inclusiva identificando as necessidades dos estudantes, organizando recursos de acessibilidade e realizando
atividades pedagógicas específicas que promovem o acesso do estudante ao currículo.
        Está correto o que afirma apenas em
  ✂️             a) III e V.      ✂️             b) I, III e IV.      ✂️             c) II, IV e V.      ✂️             d) II, III, IV e V.