A Educação Especial e inclusiva é de responsabilidade de todos, sem exclusividade ou exclusão dos poderes públicos e
particulares. A partir das trocas e interações, as crianças ampliam suas chances de se apropriarem, com mais qualidade,
do mundo ao seu redor. As limitações encontradas no sistema educacional são inúmeras para uma educação de qualidade
social a pessoas com necessidades especiais e para que essas limitações sejam diminuídas, é pertinente que os poderes
públicos invistam em políticas públicas.
Marque a alternativa que indica esse investimento de forma global.
✂️ a) Fazer socialização como um meio de transformação, valorização da diferença e da singularidade de todas as pessoas
envolvidas. ✂️ b) Reconhecer a diversidade existente nos espaços de socialização dos estudantes, em especial nos espaços escolares. ✂️ c) Incluir todos os estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem, o que exige que as escolas sejam
verdadeiramente inclusivas. ✂️ d) Produzir e consolidar normativas e currículos escolares que privilegiem e atuem no âmbito das ações políticas de
atendimento includente. ✂️ e) Formar o professor, inicial e continuamente, especialmente os licenciandos, que atuarão com estudantes da Educação
Básica.