Em um município brasileiro, a Secretaria Municipal de Educação decidiu implementar um projeto que visa a inclusão de
alunos com deficiências nas escolas regulares. A proposta inclui a criação de núcleos interdisciplinares que contam com a
participação de assistentes sociais, psicólogos e educadores especializados. O objetivo é garantir um ambiente educacional
inclusivo e promover a plena participação dos alunos com deficiências. Considerando as perspectivas do serviço social no
âmbito da política de educação, analise a seguinte situação hipotética: o projeto propõe a implementação de ações que
envolvem a avaliação das necessidades específicas de cada aluno com deficiência, a adaptação do ambiente escolar e o
desenvolvimento de programas de capacitação para educadores. Além disso, o projeto busca fortalecer a relação entre a
escola e a família, promovendo a participação ativa dos pais no processo educativo. Qual das alternativas melhor reflete
uma prática adequada do assistente social no contexto desse projeto?
✂️ a) Implementar ações de cunho socioeducativo que visem a inclusão plena dos alunos com deficiência, promovendo a
participação efetiva das famílias e da comunidade escolar na gestão democrática das escolas. ✂️ b) Promover classes especializadas para alunos com deficiência durante partes do dia escolar, visando fornecer instrução
personalizada em habilidades específicas, antes de integrá-los em classes regulares para atividades inclusivas e interativas. ✂️ c) Implementar programas de reforço escolar que priorizam alunos com deficiência para atendimento individualizado em
determinadas matérias, mas programar sessões separadas de integração social e educacional com seus pares sem deficiência. ✂️ d) Desenvolver um programa de capacitação contínua para educadores, excetuando as leis de inclusão e estratégias pedagógicas adaptativas, focando na integração a partir de sessões de formação específicas sobre o manejo das emoções e a construção de resiliência em alunos com deficiência.