“Por que a avaliação deve ser uma preocupação
constante dos professores?” Muitos autores, da
estirpe de Libâneo, Haydt, Luckesi, Bloom, Popham
etc., ensaiaram uma resposta para esse
questionamento. Dentre as respostas propostas por
eles e relacionadas abaixo, apenas uma não parece
plausível. Assinale-a:
✂️ a) Porque constitui tarefa didática contínua e
necessária, decorrente da responsabilidade
funcional do professor averiguar sistematicamente o
rendimento dos alunos e monitorar-lhes o progresso
nos diferentes domínio da aprendizagem. ✂️ b) Porque, com base nas evidências coletadas pelas
avaliações, o professor consegue determinar o nível
de aprendizagem da turma e fazer, se necessário,
ajustes e regulações no processo de ensino-aprendizagem visando ao sucesso didático. ✂️ c) Porque, sendo o ato de avaliar papel exclusivo do
corpo docente, é imperioso que o professor
alimente com notas ou conceitos os registros
discentes da escrituração escolar, para que a equipe
gestora decida pela promoção ou retenção do aluno. ✂️ d) Porque o professor, mais do que qualquer outro
profissional da educação, tem o dever moral, a
responsabilidade ética de descobrir, mediante a
averiguação da aprendizagem, se sua instrução foi
realmente eficaz ou não. ✂️ e) Porque se trata de um imperativo legal imposto à
categoria docente pela legislação educacional em
vigor, conforme o disposto na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº
9.394/1996, art. 13, III; art. 24, V).